A história da música clássica e o seu desenvolvimento no Brasil

05/03/2021 16h12

Conhecimento, Comunidade, Música, UNITAU, EAD, Aluno

Hoje, dia 5 de março, é comemorado o dia nacional da música clássica. A data é uma homenagem a um dos maiores compositores brasileiros, o maestro Heitor Villa-Lobos, nascido neste dia, em 1887. Além de compositor, Villa-Lobos era maestro, violoncelista, pianista e violinista. Considerado o maior representante da nossa música clássica, compôs obras nacionalistas com influências populares, folclóricas e indígenas. Ao longo de sua carreira, recebeu 24 títulos na França, foi membro da academia de belas artes em Nova York, onde recebeu muitas homenagens.

A Profa. Ma. Andréa Maria Consolino, docente do curso de Música da Universidade de Taubaté (UNITAU), relata que a música existe desde a antiguidade, como uma forma de o homem se comunicar, em cerimônias religiosas e nos cultos aos deuses. A professora também conta que a música passou por diversas fases, mas sempre acompanhando a evolução histórica e tecnológica.

“A música é uma linguagem universal, socializa, interage e mexe com nossas emoções. Ela pode influenciar uma sociedade, a política, a cultura e também projetos sociais. O psicólogo americano Howard Gardner, dentro de sua teoria das inteligências múltiplas, coloca que a música explora os dois hemisférios do cérebro, a razão e a emoção”, explica a professora.

A professora ainda comenta que a música pode ser adaptada para diferentes contextos, até mesmo na área escolar, para otimizar o aprendizado em sala de aula. “Muitos alunos relatam que levaram para suas regiões o conhecimento que estão adquirindo durante o curso. Temos várias situações que são relatadas pelos alunos, mas uma me marcou. Um dos nossos alunos, também formado em matemática, levou para sala de aula várias técnicas e atividades aprendidas nas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade”, relata a professora.

O curso de licenciatura em Música da UNITAU oferece polos em diversas regiões do Brasil. Os polos estão distribuídos nos estados da Bahia, do Ceará, do Rio de Janeiro, em Pernambuco, em Tocantins, em Minas Gerais, entre muitos outros. “A distância não é impedimento para que os alunos promovam interação entre eles, inclusive promovendo lives e gravações de músicas de forma online”, ressalta a professora do curso.

Bianca Guimarães