Curso de pós-graduação da UNITAU traz live para abordar aspectos da dor

24/02/2021 17h44 ⋅ Atualizada em 25/02/2021 14h21

Acontece, Oportunidade, UNITAU, Online, Fisioterapia, Evento online, Comunidade

 

O curso de pós-graduação “Dor: abordagem interdisciplinar”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), promove uma live sobre “Osteoartrite, dor e movimento”, no dia 25 de fevereiro, às 17h, pela TV UNITAU. O evento será mediado pelas professoras: Profa. Dra. Alex Sandra Soares e Profa. Ma. Karina Rodrigues da UNITAU e contará com os palestrantes: Prof. Dr. Areolino Pena Matos e Prof. Me. Rafael Krasic Alaiti.

O Prof. Dr. Areolino Pena Matos desenvolve pesquisas em fisioterapia reumatológica, ortopédica e fototerapia de baixa potência em distúrbios musculoesqueléticos. Prof. Me Rafael Krasic Alaiti pesquisa e trabalha com queixas de dor persistente relacionadas ao movimento.

“A live irá abordar uma doença com maior tendência no envelhecimento, principalmente entre as mulheres, e que causa maior impacto à mobilidade. A osteoartrite de quadril, por exemplo, é uma das doenças que mais levam à cirurgia no mundo”, explica a Profa. Karina Rodrigues.

Durante a live, também será discutido sobre dor e movimento, um assunto mais geral. “Uma pessoa que tem dor nas costas, por exemplo, sentiu a dor na primeira vez em que se abaixou e depois fica com medo de repetir o movimento e voltar a ter a sensação. Isso provoca mudanças no padrão de movimento e excesso de ativação dos músculos”, acrescenta a Profa. Karina Rodrigues.

A Profa. Dra. Alex Sandra explica como é importante abordar esses temas, pois compreender a dor faz com que o paciente consiga tomar uma melhor decisão em relação ao tratamento. “A dor é um problema de saúde pública com altos custos e grande relação com a incapacidade física. É fundamental compreender quais fatores podem contribuir para melhor manejo e autocuidado”, finaliza.

A live terá cerca de uma hora e meia de duração no formato de bate-papo. Os participantes poderão fazer perguntas aos palestrantes. A atividade é aberta a todos.

O ensino nos une, não importa a distância.

Bianca Guimarães
ACOM/UNITAU