Ex-aluno do Mestrado em Engenharia realiza sonho de iniciar a docência

24/02/2021 14h34 ⋅ Atualizada em 08/03/2021 15h00

Mestrado, Pós-graduação, UNITAU, Aluno, Destaque

De acordo com um levantamento mais recente realizado pela Organização de cooperação e desenvolvimento econômico (OCDE), apenas 21% dos jovens brasileiros concluíram o ensino superior. A graduação interfere e reflete diretamente nas oportunidades no mercado de trabalho e, de acordo com o mesmo estudo da OCDE, apenas 0,84% dos jovens entre 25 e 64 anos com ensino superior completo fizeram mestrado.

Fugindo dessa realidade, Odair José Abraão foi o primeiro dos 10 irmãos a buscar uma graduação e uma pós-graduação. Ele decidiu que se dedicaria ainda mais aos estudos para alcançar o sonho da docência e, assim, ingressou no Mestrado profissional em Engenharia Mecânica na Universidade de Taubaté (UNITAU). Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela pandemia, Odair concluiu o Mestrado e conta que a dedicação foi a palavra-chave em 2020. O gerente de produção ainda comenta que precisou conciliar seu trabalho com o curso de Mestrado e que só conseguiu concluir sua dissertação devido ao planejamento e à organização que fez.

Odair comenta que seu sonho desde pequeno era ser professor. Quando criança, adorava brincar de “dar aulas”. Iniciou sua carreira como menor aprendiz, se tornou auxiliar de produção e, com muito esforço, atualmente trabalha como gerente de produção. O egresso do mestrado comenta que espera ajudar as pessoas e suas filhas a se desenvolverem assim como ele, pois, para ele, é extremamente gratificante ver o resultado de todo o seu esforço. “Eu quase chorei quando ouvi um aluno me chamando de professor pela primeira vez”, conta.

“O mestrado me fez acreditar cada vez mais na ciência, me fez ficar melhor ainda na minha área de graduação. Foi lá que encontrei pessoas maravilhosas, ótimos profissionais, e inclusive o professor Evandro”, relembra Odair. O engenheiro ainda diz que, por conta de toda infraestrutura da Universidade, motivou sua filha a também se tornar aluna da UNITAU no curso de Psicologia.

Para 2021, Odair, que agora também atua como docente, pretende seguir com os estudos, se preparar para uma evolução na sua carreira profissional, aprimorar o seu inglês e focar em mais um curso de idiomas. No trabalho, espera desenvolver os objetivos traçados com sua equipe, formada por aproximadamente 200 pessoas. Ele ainda ressalta que deseja estar preparado para uma grande oportunidade que tem em vista e, para isso, tem se dedicado cada dia mais.

Conheça o curso de Odair e todos os cursos de pós-graduação disponibilizados pela UNITAU. A preparação de hoje fará toda a diferença amanhã.

O ensino nos une, não importa a distância.

Bianca Guimarães