Alunos de Medicina reabrem "farmacinha" para oferta de medicamentos gratuitos à comunidade

22/02/2021

Saúde, Oportunidade, Doação, Comunidade, Acontece, Medicina, Farmacinha, UNITAU

A farmácia comunitária Benedicto Montenegro, mais conhecida como “farmacinha”, retomou suas atividades após um longo período fechada devido à pandemia do novo coronavírus. A iniciativa (criação da farmácia comunitária) dos alunos do diretório acadêmico Benedicto Montenegro (D.A. da Medicina) já soma 50 anos de existência e de contribuição com a comunidade, oferecendo medicamentos gratuitos.

Por conta do período em que esteve fechada, a farmácia teve uma grande perda de remédios e necessita de doações para continuar suas atividades. Os medicamentos podem ser doados seguindo alguns critérios: devem estar dentro do prazo de validade e devem ser cartelas individuais completas (no caso de medicamentos fora da caixa). Doações em dinheiro também são aceitas, para que possam comprar medicamentos que são requisitados e que estão em falta nas prateleiras.

“A farmacinha foi criada principalmente para poder ajudar quem mais precisa e não tem condições de arcar com os custos de suas medicações. Não queremos que os pacientes desistam do tratamento pelo custo dos remédios, então, com o nosso trabalho, esperamos promover esse auxílio à saúde da população, ajudando a cumprir as orientações médicas dadas”, explica Amanda Volpe, uma das responsáveis pela administração da farmácia comunitária.

A farmacinha é administrada por Amanda e pelas alunas Bruna e Cláudia, do curso de Medicina, tendo o apoio de dois farmacêuticos voluntários, Thaís e Raul. A ação ainda conta com a ajuda do senhor Cláudio, um voluntário que auxilia os estudantes nas atividades desde a abertura da farmácia.

“A farmacinha proporciona um grande crescimento pessoal e profissional a todos os alunos da Medicina, pois é por meio dela que temos os primeiros contatos com a população. Temos um grande carinho por ela, pois nos ensina a como auxiliar da melhor forma as pessoas que nos procuram e ela nos mostra um pouquinho do que é ser médico”, relata Amanda.

A farmácia comunitária está localizada no Campus do Bom Conselho, na Avenida Tiradentes, 500. Para solicitar algum medicamento, basta apresentar a receita médica.

Confira os horários de atendimento:

Terça-feira: das 17h30 às 19h30

Quarta-feira: das 18h30 às 19h30 

Bianca Guimarães
Foto Leonardo Oliveira
ACOM/UNITAU