Expansão da nova EAD é meta para a UNITAU em 2021

19/02/2021 11h33 ⋅ Atualizada em 26/02/2021 14h25

Online, Acontece, 2021, Aluno, Destaque, EAD

A Universidade de Taubaté (UNITAU) inicia 2021 com o desafio de consolidar a expansão da educação a distância (EAD), que ganhou maior relevância no ano passado com a pandemia do novo coronavírus. O ensino remoto também atinge a marca de 10 anos em atividade na universidade.

Com cerca de 2.200 alunos atualmente, os 25 cursos da nova EAD da UNITAU estão distribuídos em 66 polos de apoio presencial em 10 estados e registraram um aumento de 22% no total de matriculados em relação ao ano anterior. Esse percentual pode ser ainda maior, visto que a segunda etapa do processo seletivo para novos estudantes está prevista para ocorrer entre março e abril.

Para dar suporte a essa crescente demanda, a universidade se preparou e está na fase final de ampliação das instalações da TV UNITAU. Graças a um projeto em parceria com o canal Futura, foram investidos cerca de R$ 80 mil na montagem de um novo estúdio, com isolamento acústico, sistema de climatização e câmeras.

Desde dezembro do ano passado, os profissionais seguem com a elaboração de videoaulas destinadas ao início deste ano letivo. Já foram gravadas 110 videoaulas e outras 110 estão em fase de produção para publicação a partir de 20 de março.

A universidade conta com um time de 70 profissionais dedicados exclusivamente à EAD. São 20 servidores na área acadêmico-administrativa e 50 professores responsáveis pela tutoria, conteúdos e coordenação de atividades técnicas.

“Haverá um crescimento substancial na EAD. É possível aprender, mesmo a distância. A pandemia nos ensinou isso. Planejamos o lançamento de novos cursos”, diz o Prof. Me. José Maria Silva Junior, que integra a comissão de gestão compartilhada da EAD.

Segundo o professor, além do maior acesso à população, o perfil do estudante EAD também passa por um processo de mudança. Para os próximos anos, mais jovens recém-formados do ensino médio devem começar sua vida acadêmica no ensino superior de forma remota. “Esse jovem já estudou on-line, está acostumado a novas tecnologias. Ele não deve querer ficar com aulas presenciais cinco dias da semana.”

Este cenário leva ao planejamento de outras modalidades, a exemplo dos cursos híbridos, cuja implementação está condicionada à regulamentação e à normatização. “Vejo uma perspectiva de fortalecimento dessa modalidade, com 50% das aulas remotas e 50% de práticas presenciais. Temos muito espaço para crescer. O Brasil ainda não tem 15% da população no ensino médio”, conclui o professor.

Game Virtual
Equipes de alunos dos cursos de EAD da UNITAU começaram as aulas no dia 2 de fevereiro e participam, na próxima segunda-feira, dia 22, do game virtual Se Joga para promover a integração entre veteranos, calouros e professores.

A competição acontece a partir das 20h e pode ser acompanhada pela TV UNITAU. O Se Joga EAD vai até o dia 26 de fevereiro, com muita diversão, desafios e prêmios para os vencedores.

Mais informações sobre os cursos EAD oferecidos pela UNITAU podem ser obtidas aqui.