Live aborda o aspecto multidimensional da dor

15/02/2021 14h53 ⋅ Atualizada em 22/02/2021 11h44

Acontece, Aluno, Clínica de Fisioterapia, Comunidade, Dor

A dor é uma experiência que transcende os aspectos físicos, tem tratamento e deve ser abordada em todas as suas dimensões. É isso o que uma live promovida pelo curso de pós-graduação do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) pretende debater.

Com a mediação da diretora do departamento, Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares, e da Profa. Ma. Karina Rodrigues, a live “Dor: abordagem multidimensional e interdisciplinar” será exibida pela TV UNITAU, no Youtube, a partir das 19h, no dia 18 de fevereiro. A atividade marca o início do novo curso de especialização na modalidade EAD da Universidade, dedicado a este assunto.

“Temos dois projetos de extensão voltados ao tema na UNITAU desde 2016. Hoje em dia, aborda-se a dor de uma forma diferente do que há 10 anos. A dor é uma experiência fruto da interação entre os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do indivíduo. A complexidade dessa condição clínica requer um embasamento científico para o seu entendimento e o seu tratamento”, diz a professora Alex Sandra.

Entre os exemplos de como a construção da percepção da dor é complexa e envolve diferentes aspectos, a professora cita o caso de um paciente que sofreu queimaduras na pele durante um incêndio. Isso aconteceu há alguns anos e todas as suas lesões de pele já foram cicatrizadas, mas ele ainda sente dor. “Pensar no acidente que ocorreu há anos pode ser doloroso, pensar em movimentar a mão que foi machucada pode provocar a dor. A tristeza provocada por isso também agrava a dor”.

O acesso à live é aberto para a comunidade em geral e para profissionais de outras áreas além da Fisioterapia.

O primeiro participante é o médico neurologista Dr. Jaime Marquez, precursor no Brasil do tratamento da dor crônica por meio do modelo biopsicossocial.

Na sequência, vem a participação do psicólogo Dr. Marcelo Fonseca. O professor da UNITAU deve falar sobre o que os profissionais de saúde precisam saber a respeito dos conhecimentos da psicologia para o tratamento da dor.

A última intervenção é do Dr. Renato Soares, que vai comentar sobre a implementação de serviços de fisioterapia para tratamento do paciente com dor.

“A dor é um fenômeno complexo, que deve ser considerada a partir dos seus aspectos multidimensionais para se alcançar as melhores formas de tratamento e, em alguns casos, por exemplo, evitar a realização de cirurgias desnecessárias”, conclui a Professora Alex Sandra.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pela UNITAU podem ser obtidas em unitau.br/.