Alunos da UNITAU auxiliam na campanha de imunização da Covid-19

11/02/2021 09h30 ⋅ Atualizada em 22/02/2021 11h42

Enfermagem, Medicina, Nutrição, Aluno, UNITAU, Pandemia, Coronavírus, Comunidade, Destaque

Mais de 40 alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) foram mobilizados a participar da campanha de imunização da Covid-19, na cidade de Taubaté. Desde a última segunda-feira (8), os estudantes atuam como voluntários na triagem do “drive-thru” da vacinação, na Avenida do Povo, e na Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Jardim Mourisco. Os universitários auxiliam no preenchimento de formulários, na conferência da documentação e em orientações gerais sobre a vacina e os cuidados que devem ser tomados.

Para a estudante do 5º semestre do curso de Nutrição da UNITAU Fernanda Fernandes da Silva participar de uma campanha histórica e auxiliar a sua comunidade no combate ao novo coronavírus é motivo de muita emoção. “Eu fiquei muito feliz em saber que poderíamos participar de algo tão grandioso! Estar envolvida de alguma forma na imunização da população e saber que desde a universidade podemos colocar em prática o que aprendemos em aula, nos traz a esperança de dias melhores”, comenta.

Fernanda ainda comenta que os olhares, as expressões e as palavras proferidas pelos que recebem a primeira dose da vacina fazem com que ela se sinta ainda mais grata por participar desse momento. “Todos chegam muito animados e brincando com as meninas da triagem. A emoção dos filhos, vendo os pais participando desse momento, é muito grande”, diz. “Gratidão aos cientistas e à Universidade por podermos estar próximos da vacinação de todos. Tenho a esperança de que tudo se resolverá em breve e, com certeza, vejo muita união e respeito compartilhados entre os profissionais da saúde e os cidadãos”, pontua.

Mesmo em um período de férias, os estudantes se prontificaram em ajudar, assim que foram convidados pelos professores. “O mais gratificante é, no final de cada período dos alunos, receber recados de agradecimento por estarem participando dessa campanha em um momento tão especial para a vida deles”, comenta a Profa. Ma. Teresa Celia de Mattos, coordenadora da ação dos alunos.

A professora também pontua sobre a importância de incluir os acadêmicos em ações como essa e menciona que a adesão dos alunos também promove a vivência prática de alguns conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“É importante para que eles percebam que o êxito dessa campanha de dimensões nunca vistas no país são condições de emergência de Saúde Pública de importância nacional. Que tenham um olhar mais crítico e humanizado para a população que está sendo atendida e que possam adquirir conhecimentos até então tidos somente na teoria. É um momento único”, ressalta.

Foto: Leonardo Oliveira