Empresa multinacional e emissora de TV contratam alunos de Jornalismo da UNITAU

03/02/2021 16h04 ⋅ Atualizada em 03/02/2021 16h43

Graduação, Comunicação Social, Estágio, Oportunidade, Jornalismo, Corona Vírus, Aluno, UNITAU

Durante o período da graduação, é fundamental que o aluno tenha todo e qualquer tipo de contato com sua área de trabalho, como, por exemplo, estágios, que proporcionam oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, possibilitando a aquisição de conhecimentos e condutas relacionadas à carreira escolhida pelo estagiário.

Os colegas de classe Lucas Santos Ferreira e Kaic Bocalare de Souza, do 3° semestre de Jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) vivenciaram a experiência do curso desde o primeiro semestre. Kaic, inclusive, iniciou o estágio na área antes mesmo de iniciar o curso. Logo no 1° semestre, os jovens garantiram uma bolsa de estudos para estagiarem na Central de Comunicação da UNITAU (ACOM). Na ACOM UNITAU adquiriram muitos conhecimentos e, ao mesmo tempo, colocavam em prática técnicas do curso escolhido.

Mesmo com a pandemia, os estudantes continuaram se dedicando ao estágio e aos estudos e, no 2° semestre, participaram e foram aprovados em processos seletivos em outras duas grandes empresas, também na área de comunicação. Os alunos contam que o estágio sempre auxiliou no processo de aprendizagem devido à prática de conhecimentos aprendidos em sala. “Ter a experiência de aprender e ao mesmo tempo viver o jornalismo foi muito enriquecedor para mim”, comenta Kaic, o novo estagiário da TV Band Vale.

Os colegas comentam que a vontade de concluir a graduação e, assim, realizar seus sonhos, os motivou e, então, permaneceram dedicados mesmo em um momento inoportuno, causado pela pandemia do novo coronavírus. Foi com essa dedicação que Lucas também conquistou uma oportunidade de estagiar na comunicação interna da empresa multinacional Tenaris, após receber um alerta de vagas pela Central de Oportunidades da UNITAU, a que todos os alunos matriculados têm acesso.

Lucas explica que o estudo remoto o ajudou a ter mais disciplina, a desenvolver uma rotina de estudo e a ter mais responsabilidade. Para Kaic, interromper a graduação não era uma escolha, já que tinha apoio dos seus pais, dos professores e dos colegas de sala, além de ter a oportunidade de aproveitar esse momento para aprender cada vez mais. “Apesar de todos os desafios, sou grato a Deus por ter passado por eles, porque, sem os desafios, a gente não cresce”, relata o aluno.“Não espere um momento especial para viver seu sonho, faça ele acontecer agora”, continua. Lucas complementa a fala de seu colega e reflete que o ensino conquistado é para sempre. “A educação é a única coisa que ninguém pode tirar de você, o que você aprende fica para sempre. Estude, não deixe para depois, haverá dias difíceis, mas nesses dias se apoie nas pessoas que acreditam em você”, finaliza o estudante.

Os futuros jornalistas esperam que 2021 seja um ano de mais aprendizados e conquistas, mas que se lembrem sempre das vivências de 2020. “Não deixem para trás tudo aquilo que batalharam até agora. Será difícil, mas estaremos mais fortes. Vamos conseguir ver mais esperança nas coisas”, reflete Kaic.

“2021 será um ano para continuarmos evoluindo, valorizando as pessoas e os trabalhos que foram essenciais durante a pandemia, que antes não eram valorizados”, pontua e conclui Lucas.

Conheça o curso de Lucas e Kaic e os mais de 30 cursos disponibilizados pela UNITAU. A preparação de hoje fará toda a diferença amanhã.

O ensino nos une, não importa a distância.

Bianca Guimarães