Universitária mantém o foco nos estudos e ajuda colegas de turma a não desistirem da graduação durante pandemia

28/01/2021 11h38 ⋅ Atualizada em 28/01/2021 12h58

Odontologia, Aluno, Destaque, Pandemia, UNITAU, Carreira

Se 2020 pudesse ser resumido em uma só palavra, certamente seria “adaptação”. Diversos setores e diferentes públicos tiveram de se adaptar para que os impactos causados pelo novo coronavírus fossem minimizados de alguma forma e, assim, alcançassem seus objetivos. Mesmo diante de um cenário de incertezas, Maria Cecília Camargo decidiu dar continuidade aos estudos com ainda mais determinação e confiança.

Maria ingressou no curso de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) no início de 2020 e não esperava que os meses posteriores fossem de grandes desafios. Ela comenta que sempre gostou da área da saúde, mas decidiu optar por Odontologia por se identificar um pouco mais com o curso e com as áreas de estudo.

Por conta das medidas de isolamento social em março, Maria encontrou algumas dificuldades na adaptação ao ensino remoto, que ocorreu de forma síncrona - com aulas transmitidas em tempo real. Para se adaptar, a aluna teve que buscar um método de organização para vencer os desafios. “Tentei criar o meu local de estudo. Eu tenho mania de colar post-its como lembretes, e isso cria um ambiente propício para facilitar o nosso foco”, comenta.

A universitária é a representante de turma e compartilha com seus colegas de classe as suas metas, planejamentos e horários de estudo. Além disso, durante 2020, fez diversas chamadas em vídeo com a amiga, para estudarem juntas e revisarem o conteúdo da aula. Com essa troca, ela e os colegas foram ajudados e motivados a não desistirem dos estudos e manterem o foco durante o ano. “O principal é o meu objetivo final, o de concluir a graduação aproveitando o máximo possível. Eu pensava ‘tenho que concluir esse período’”, pontua.

“Os professores têm uma vivência muito legal. Eles compartilham experiências e nos motivam a pensar em outros ângulos”, diz Maria Cecília ao refletir sobre os aprendizados que adquiriu no curso durante a pandemia. Ela ainda recomenda que os alunos ingressantes e veteranos tracem metas, se desafiem e tenham um planejamento, para facilitar os estudos e, assim, conquistarem seus objetivos.

Conheça o curso de Maria e os mais de 30 cursos disponibilizados pela UNITAU. A preparação de hoje fará toda a diferença amanhã.

O ensino nos une, não importa a distância.

Linda Uberti