PROFOCO 2021: Capacitando os docentes para a UNITAU do futuro!

15/01/2021 18h03 ⋅ Atualizada em 31/01/2021 15h32

Formação, Educação, Pandemia, PRG, Ser melhor, Professor, Profoco

A Universidade de Taubaté vem se preparando para o futuro com seus docentes desde 2015, quando iniciou o Programa de Formação Continuada – Profoco.

Com o objetivo de capacitar e valorizar seus professores, o programa foi desenvolvido pela Pró-reitoria de Graduação (PRG), disponibilizando cursos, oficinas e seminários que aproximassem professores das práticas de ensino atualizadas, auxiliando em seu desenvolvimento e contribuindo para a qualidade de ensino da Universidade.

Em 2021, em um novo formato, após merecidas férias para os professores, o Profoco retorna com uma nova proposta: o Profoco digital. Com início no dia 2 de fevereiro, neste ano a programação do Profoco foi organizada pelo professor José Maria, assessor da PRG, e transitará por momentos de acolhimento, oficinas, ações de integração entre os participantes e workshops.

“A ideia [do Profoco digital] surgiu da necessidade de se repensar o formato de ensinar, após uma reflexão a respeito do que aconteceu com o Ensino Superior no período da pandemia. Instituições e professores se viram obrigados a mudar o jeito, a maneira como se “dá aula”, passando das atividades totalmente presenciais para uma atuação remota dos professores”, diz o professor.

O novo formato busca trazer para os professores um novo olhar sobre o Ensino Superior e o seu papel neste novo cenário. Diante da realidade que ainda se enfrenta pela pandemia, se realizará de forma totalmente digital, permitindo uma participação maior de pessoas e com atividades práticas, que foram elaboradas com a participação de professores do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação. Isso permitirá um trabalho mais amplo e focado no que há de mais atual em termos de formação continuada para os docentes, relata o Prof. José Maria.

Confira aqui a programação especial, que foi inspirada na transição que o ensino viveu em 2020 – do presencial ao remoto.  O Prof. José Maria ressalta que “o fato de esta edição ser totalmente online, ao vivo e com um caráter mais “maker”, mão na massa, ou seja, a proposta é que haja uma ampla discussão e uma produção capaz de mostrar aos professores a necessidade de mudar a maneira como se ensina. Importante ressaltar, ainda, que haverá um dia específico para a apresentação de experiências inovadoras e exitosas desenvolvidos pelos professores da UNITAU durante o período da pandemia”.

A mudança no programa é fruto do futuro que já chegou na Universidade. O ensino superior deve utilizar, ainda que presencialmente, de ferramentas digitais e tecnologias. O formato de antes da pandemia não será mais suficiente, entre alunos e professores, que deverão, juntos, repensar seus papéis e desenvoltura no processo de aprendizagem.

Participe do Profoco digital 2021 e una suas forças e habilidades à UNITAU, preparando-se para os desafios e oportunidades deste ano. Juntos e unidos, fortaleceremos a Universidade em postura, aprendizado, conteúdo, e crescimento junto com a tecnologia. A hora é agora.

Esperamos você! Anote na sua agenda: de 02/02 a 19/02, a partir das 14h, no Teams!

Mariana Amábilis