Jovem ingressa em Universidade durante a pandemia e conquista oportunidade de trabalho em poucos meses

14/01/2021 15h12 ⋅ Atualizada em 14/01/2021 16h26

Oportunidade, Graduação, História, Acontece, Aluno, Pandemia, Corona Vírus, UNITAU

Após a prorrogação das medidas de isolamento para combater o novo coronavírus em março de 2020, todos tiveram que adaptar suas rotinas ao isolamento social, inclusive estudantes e professores, que adaptaram a rotina de estudo para o ensino remoto. Um período de desafios e de dificuldades, mas de muito aprendizado para todos. Esse é o caso de Lavínia Francine de Gouvêa, de 23 anos.

Lavínia decidiu que, mesmo com as incertezas causadas pela pandemia, deveria investir em uma vontade que ela tinha há muito tempo: cursar História. E, assim, prestou o Vestibular de Inverno da Universidade de Taubaté (UNITAU) e iniciou seus estudos. “Eu sabia que não podia parar”, comenta a aluna, ao refletir sobre o momento em que decidiu realizar seu sonho.

Em menos de 3 meses após o ingresso na Universidade, Lavínia já garantiu um estágio na área, mesmo no meio de um cenário difícil para muitos, por conta da pandemia. De forma remota, iniciou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que oferece aos alunos a oportunidade de realizar atividades em escolas públicas para se desenvolverem no âmbito pessoal e profissional. “O estágio veio em uma ótima hora, me fez crescer e ter uma noção de como vai ser minha vida profissional”, relata a estudante.

Questionada sobre como conseguiu conciliar as atividades de forma remota e as estratégias que utiliza para manter o foco, Lavínia faz uma lista e ainda diz que a grande motivação foi entender que o momento era propício para se preparar para garantir o seu futuro. Confira as dicas da aluna:

- Ajustar um ambiente adequado para as aulas: “Assistir às aulas na cama de jeito nenhum”.

- Beber bastante água: manter-se hidratado faz uma grande diferença;

- Deixar o celular de lado durante as aulas;

- Fazer muitas anotações para memorização;

- Não desistir.

“Quando a gente está parada, para começar, dá medo, mas, a partir do momento em que você começa, fica mais fácil”, pontua.

A estudante também comenta que as resoluções de início de ano já estão feitas e, entre elas, estão: dedicar-se ao estágio, prosseguir com sua formação na UNITAU e concluir o ano letivo com boas notas, como foi no ano anterior.

Conheça o curso de Lavínia e os mais de 30 cursos disponibilizados pela UNITAU. A preparação de hoje fará toda a diferença amanhã.

O ensino nos une, não importa a distância.

Bianca Guimarães