UNITAU promove 1° Seminário Internacional em Educação sobre o ensino inclusivo em tempos de pandemia

09/12/2020 14h36 ⋅ Atualizada em 10/12/2020 20h06

Destaque, Acontece, Evento, Mestrado, Pós-graduação, UNITAU

O curso de mestrado profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, entre os dias 10 e 11 de dezembro, o 1° seminário internacional em Educação, que tem como objetivo trazer discussões sobre dois grandes temas “Educação inclusiva: um grande desafio para a formação dos professores” e “Educação em tempos de pandemia”. Os encontros, que são abertos ao público, serão transmitidos pela plataforma zoom.

O Seminário conta com a participação das professoras da UNITAU Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil e Profa. Dra. Patrícia C. Albieri de Almeida, mas também com a presença de professores convidados, como o Prof. Dr. Carlos Eugênio Beca, da Universidad Diego Portales, no Chile, e da Profa. Dra. Maria Alejandra Silva, da Universidad del Salvador, em Buenos Aires, na Argentina.

“Ambos os temas interessam muito à formação de professores. A educação inclusiva não engloba apenas as pessoas com deficiência, mas também as pessoas que precisam de mais atenção. Precisamos atingir a equidade, não oferecer as mesmas oportunidades porque nem sempre todos estão no mesmo patamar”, comenta a professora Dra. Ana Calil sobre a importância da discussão dos temas neste momento. “A pandemia desvelou muitas diferenças que até então estavam veladas. Não foi apenas a falta de recursos tecnológicos, mas de recursos humanos”, continua a palestrante.

Como parte da programação do Seminário, acontecerá, também, o 2° encontro de egressos (no dia 12), que tem como objetivo a troca de experiências entre os alunos que já concluíram o curso de mestrado profissional em Educação da UNITAU, com os estudantes que ainda cursam o mestrado. Serão formadas duas mesas redondas durante o encontro para a discussão dos assuntos do dia, sendo a primeira composta por egressas doutorandas e a segunda por egressas que trabalham na rede pública de ensino. “Julgamos que essa troca de experiência estimula os mestrandos nas suas próprias pesquisas”, pontua a Profa. Dra. Ana Calil.

Confira a programação.

I Seminário Internacional em Educação

10/12, às 19h - Educação inclusiva: um grande desafio para a formação dos professores.

11/12, às 19h - Educação em tempos de pandemia

II Encontro de Egressos

12/12, às 9h - Roda de conversa com egressos doutorandos e egressos que atuam na rede pública de ensino

O ensino nos une, não importa a distância.

Bianca Guimarães