UNITAU realiza primeira fase de Vestibular de Verão de Medicina

22/11/2020 14h13 ⋅ Atualizada em 24/11/2020 09h53

Destaque, Acontece, Vestibular, Vestibular de Verão, Medicina, Gabarito

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou hoje (22), a primeira fase do Vestibular de Verão de Medicina. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus os candidatos, de diversos estados e regiões do país, foram submetidos à alguns protocolos de segurança, antes de acessarem os locais de prova.

Os Departamentos de Engenharia Civil e de Gestão e Negócios (GEN) da UNITAU abrigaram mais uma vez diversas expectativas, realidades, sonhos e muita ansiedade. Os sorrisos, por trás das máscaras e perceptíveis apenas pelo olhar, trouxeram um pouco de calmaria e esperança para os candidatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, entre outros.

Gustavo Paiva Del Passo acordou bem cedo para garantir que a viagem de Campinas para Taubaté fosse tranquila. Chegou no local bem antes do horário previsto para o início da prova e comentou o porquê de ter escolhido a UNITAU. “Eu recebi a indicação de uma amiga. Ela passou na UNITAU e me contou um pouco sobre. Disse que é uma faculdade muito legal, que tem uma estrutura muito boa. Pesquisei mais sobre a Universidade e decidi prestar o vestibular”, relata Gustavo.

Para Naiara Patrícia da Silva Santos e Inara Vectirans, colegas de cursinho preparatório, as expectativas eram muito positivas e a persistência se tornou a palavra-chave para a realização de um sonho. “Já é a segunda vez que estou prestando (o vestibular). Venho me preparando para essa prova faz um tempo. Espero que dê tudo certo”, diz Naiara. Inara também estava confiante e disse estar preparada para a prova. “Minhas expectativas também são altas. Estou confiante porque também estudei o ano todo. ‘Tô’ preparada”, comenta.

Mas as expectativas e a ansiedade não ficaram apenas dentro dos Departamentos. Do lado de fora, familiares orgulhos e emocionados estavam na torcida. “Eu já até chorei, mas não deixei ele ver, ‘né’?, brinca Ana Paula Miranda, mãe de João Vitor. “Falei pra ele ficar calmo, ter foco, e não ficar nervoso”, continua Ana Paula, que viajou com o esposo e a namorada do candidato, de Bragança Paulista para a realização do Vestibular de Medicina.

Os protocolos de segurança foram cumpridos rigorosamente e, para a presidente da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa) da UNITAU, Profa. Ma. Edilene Maia de Almeida Macedo, a primeira fase do Vestibular de Medicina foi tranquila e segura. “O processo ocorreu tranquilamente. Houve toda uma preparação e uma logística. Reduzimos o número de candidatos por sala e os fiscais foram preparados previamente. Então nós acolhemos muito bem os candidatos e os pais dos candidatos e, principalmente, respeitamos todos os protocolos devido a pandemia. Na segunda fase manteremos os protocolos”, pontua a presidente da Comissão.

O gabarito da primeira fase do Vestibular de Medicina da UNITAU já está disponível neste link aqui e para acessar a prova, clique aqui. O resultado dos candidatos aprovados para a segunda fase do processo seletivo será divulgado na última segunda-feira do mês de novembro (30).

Imagens: Renata Moraes