Mais de 90 projetos de extensão são apresentados no XV SEMEX da UNITAU

10/11/2020 14h39 ⋅ Atualizada em 17/11/2020 11h14

Projetos, Aluno, Acontece, Destaque, SEMEX, Extensão, UNITAU

A XV edição do Seminário de Extensão (Semex) da Universidade de Taubaté (UNITAU) contou com diversas participações virtuais de extensionistas, alunos, professores e convidados entre os dias 5 e 6 de novembro. Com o tema “Experiências extensionistas em tempos de pandemia”, foram promovidas palestras e rodas de conversas acerca dos oito eixos extensionistas, sendo eles: Comunicação, cultura, direitos humanos e cidadania, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e trabalho.

No primeiro dia, o evento contou com uma live sobre curricularização da extensão, em que a Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha, explicou que a curricularização procura inserir atividades de extensão como parte obrigatória da formação de todos os alunos compondo, no mínimo, 10% da carga horária universitária. Na mesma ocasião foram expostos os trabalhos realizados pelos bolsistas dos projetos, apresentações culturais, rodas de conversas sobre o tema do evento e um bate papo sobre “Quando a universidade vai à comunidade: pensando o impacto de ações extensionistas na sociedade”.

No segundo dia de Seminário foram realizadas as apresentações dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2020. As alunas do curso de Biologia, por exemplo, relataram que para solucionar o problema da ausência de conhecimento sobre higienização e saúde, realizaram o Projeto “Educação Infantil e cuidados com a higienização”. Elas deram continuidade às atividades de forma remota, com o objetivo de transmitir o conhecimento de forma didática, por meio de uma peça teatral.

Mesmo diante da pandemia causada pelo novo coronavírus as atividades extensionistas não cessaram. Foram mais de 90 trabalhos apresentados nesta edição, com relatos de experiências sobre como foi a ação universitária durante o período de isolamento social.

No último sábado (7) também ocorreu o II fórum de extensão universitária e o 1° Encontro das Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira Paulista. Devido a pandemia, os encontros aconteceram em formato virtual, por meio do youtube e de plataformas como google meet. Os alunos, professores, convidados e a comunidade discutiram os 8 eixos da extensão e compartilharam suas ideias. A carta que orientará os próximos projetos será divulgada em breve.

O ensino nos une, não importa a distância.

Bianca Guimarães