Cursos da UNITAU se unem para promover a Semana Pedagógica Integrada

21/10/2020 11h51 ⋅ Atualizada em 26/10/2020 09h11

História, ENEM, Acontece, Semana Pedagógica, Evento on-line, Mesa redonda, Letras, Pedagogia

Os cursos de Pedagogia, Letras, História e Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam, juntamente com o Instituto Básico de Humanidades (IBH), a partir desta quarta-feira (21), a Semana Pedagógica Integrada. O evento contará com mesas de discussão, rodas de conversa e uma grande oficina para os alunos do ensino médio, sobre o tema “Sentidos da educação”. A programação segue até o dia 22 de outubro, com transmissão pelo zoom.

“A integração entre os Departamentos da UNITAU relaciona-se com a própria natureza da Universidade, integradora de saberes e experiências. A Semana Pedagógica é mais uma oportunidade para compartilharmos experiências e conhecimentos”, comenta o Prof. Dr. Moacir José dos Santos, docente no curso de História e Diretor do IBH.

Para a Diretora do Departamento de Pedagogia, Profa. Dra. Maria Teresa Ribeiro, a participação dos estudantes na elaboração da Semana é essencial para a maior interação durante o evento “É importante que os alunos se sintam pertencentes ao curso e à Universidade, é uma oportunidade para que eles aprendam a elaborar e a promover um evento, além de terem mais interesse em participar”, pontua a docente.

Um dos eventos de destaque será uma mesa redonda, em que professores contarão relatos sobre as experiências de lecionar durante a pandemia. Uma das convidadas, a docente no Departamento de Letras Profa. Ma. Andréia Alda Valério explicou sobre como esses relatos podem ajudar na formação acadêmica do aluno “As experiências podem ajudar os alunos a entenderem as mudanças durante o tempo virtual. Eles aprenderão sobre a experiência de trabalho, tanto no presencial, quanto no meio remoto”, finaliza a docente.

Confira a programação completa

21/10 (quarta-feira)

15h - Roda de conversa – Os campos de atuação profissional
19h30 - Abertura
20h - Mesa redonda – Sentidos da educação no Brasil contemporâneo
20h - Mesa redonda – Sentidos da educação: gênero e inclusão na universidade

22/10 (quinta-feira)

15h - Oficinas para alunos do ensino médio
19h – Apresentação cultural – Coletivo Contramão
19h30 – Mesa redonda – Sentidos da educação: contribuições de Paulo Freire
19h30 - Sentidos da educação frente à pandemia da Covid-19 – Relatos de experiência
19h30 - Sentidos da educação e sentidos da vida – Conversando sobre depressão e suicídio

O ensino nos une, não importa a distância.

Lucas Ferreira