Alunos da UNITAU adaptam exposições de arte e de Arquitetura para o virtual

13/10/2020 09h54 ⋅ Atualizada em 22/10/2020 08h57

Cubo Branco, Galeria de arte, Arquitetura, Aluno, Destaque, Evento, Acontece, UNITAU, Pandemia

Desde a sua inauguração, em 2004, a "Galeria Cubo Branco" do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Taubaté (UNITAU) tem sido destaque com suas produções e exposições de arte e de arquitetura. O espaço, criado pelo artista plástico e docente na UNITAU, Prof. Dr. George Rembrant Gütlich, também é palco de shows, apresentações de música erudita, teatrais e de artes visuais, com o objetivo de trazer e dar mais visibilidade às obras de alunos, professores e de artistas da região.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus e às medidas adotadas para contenção da doença, os alunos Daniel Guinsburg, Carlos Eduardo Mendonça e Felipe Martinez, do 8° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, decidiram adaptar o projeto para uma versão digital da galeria, com a intenção de facilitar o acesso às artes visuais e à produção cultural, com os recursos tecnológicos.

Para o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, docente no curso, o projeto virtual é de extrema importância para o Departamento. “A versão digital abriu novos horizontes para o curso de Arquitetura e para o nosso aprendizado. Os alunos estão colocando em prática o que ensinamos. Eles estão construindo a universidade que conviverá e resistirá às pandemias”, comenta o docente.

De acordo com os alunos, as oportunidades proporcionadas pelas plataformas digitais agregam muitas possibilidades expressivas para o projeto e para todos que desejam acessar os conteúdos exclusivos. “Esse projeto virtual traz um diferencial: qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tendo acesso ao computador ou a um celular pode acessar a galeria e vivenciar como é estar dentro do Departamento de Arquitetura da UNITAU”, conta Daniel Guinsburg.

Outro idealizador do projeto, Carlos Eduardo, também reforça a importância da adaptação feita para os espaços virtuais na vida acadêmica de todos. “É muito bom para a Universidade e para nós, alunos, dar continuidade. Com a pandemia, tivemos a ideia de utilizarmos as ferramentas tecnológicas e trazer o projeto para o virtual”, diz. “Desde que anunciamos a ideia, temos feedbacks muito bons de todos, o que é muito gratificante para nós”, finaliza o aluno.

A adaptação do projeto para o virtual já está em sua terceira exposição, e os idealizadores já confirmaram que pretendem trazer mais atrações para a galeria.

“Queríamos matar a saudade de todos do Departamento. A ideia foi elaborada para que o artista pudesse interagir com o público de maneira diferente, e o espectador conseguisse ter acesso a esse tipo de arte, que está em falta neste período de pandemia”, ressalta o universitário Felipe Martinez.

Confira as exposições da galeria Cubo Branco virtual em unitau.br/galeriacubobranco.

O ensino nos une, não importa a distância.

Foto: Leonardo Oliveira

Lucas Ferreira