Um caminho de flores e sinais: setembro Surdo!

21/09/2020 15h47 ⋅ Atualizada em 23/09/2020 18h53

Representatividade, Pedagogia, Letras, Libras, TV UNITAU, Evento on-line, Setembro Surdo, Mestrado

Estender a mão durante o caminho, nas batalhas e nas conquistas, sempre foi o objetivo da Universidade de Taubaté com seus alunos. O mês de setembro é dedicado à representatividade da comunidade Surda - nacional e internacional. E, em comemoração a isso, os cursos de Mestrado em Linguística Aplicada e em Educação e os cursos de graduação em Letras e em Pedagogia da UNITAU realizarão o evento on-line “Flores e sinais do Surdo”.

Uma das organizadoras, a egressa Michelle Sabrina Leite Apolinário, formada em Pedagogia, estará em uma das conversas e sabe a relevância de se tratar sobre um tema como este. Surda desde a infância, ela não teve nenhuma acessibilidade quando criança e tinha muita dificuldade em Língua Portuguesa, sua segunda língua: “Tinha um grande entrave com a modalidade escrita do português, pois a minha língua é sinalizada, então tive grandes dificuldades devido à ausência de um intérprete, além das dificuldades de comunicação com os ouvintes, que usam a língua oral.”.

Hoje, formada, Michelle, que superou diversas situações e desafios para chegar onde está, é professora de Libras e, principalmente, um exemplo de protagonismo Surdo na universidade e na sociedade. “Quando ingressei na graduação, senti-me muito desafiada devido ao português ser muito mais acadêmico do que nos estudos da educação básica, que eram de certo modo mais simples, até mesmo as disciplinas. Na graduação, os textos são mais complexos, porém eu aprendi muito e me superei, pois o fato de ter uma boa intérprete me proporcionou o acesso e a aquisição de muitos conhecimentos até para a vida social.”

O evento “Flores e sinais do Surdo” contará com dois dias de palestras, 21 e 22 de setembro, às 19h, pelo canal da TV UNITAU no YouTube. O objetivo  é discutir sobre o espaço do Surdo na educação e no ambiente de trabalho em um bate-papo realizado por professores, alunos e ex-alunos, compartilhando conhecimento e histórias.

Confira aqui mais informações sobre o evento e participe!

João Guilherme
Foto Leonardo Oliveira