Práticas educativas antirracistas é tema de reflexão em evento on-line da UNITAU

21/09/2020 09h53 ⋅ Atualizada em 20/10/2020 16h48

Educação, Acontece, Destaque, Ciclo de debates, Aluno, Mestrado

A missão de uma universidade vai muito além do ensino teórico e prático da graduação. É necessário formar profissionais sensíveis ao desenvolvimento de uma sociedade igualitária e inclusiva. Pensando nisso, a Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio do programa de Mestrado Profissional em Educação (MPE), tem promovido um ciclo de debates sobre racismo estrutural e o papel da universidade, para discussão com os alunos e com a comunidade.

Como parte da programação do ciclo de debates, será realizado, na próxima quinta-feira (24), um bate papo sobre “Práticas educativas antirracistas”, com a participação da Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos e da Profa. Ma. Luciana Magalhães, docentes da UNITAU e dos convidados, Prof. Me. Álvaro Xavier Duque, da rede municipal de São José dos Campos, e da Profa. Ma. Sônia Guimarães, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e conselheira do Conselho Municipal para a Promoção de Igualdade Racial (COMPIR).

“Mais importante que discutir práticas educativas antirracistas é praticá-las. A iniciativa é muito boa, e será melhor ainda saber que a UNITAU conseguiu acabar com o racismo em suas dependências, após nossos debates”, comenta a professora Sônia Guimarães.

Para a coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, Profa. Dra. Ana Calil, o ciclo de debates tem um papel fundamental na formação dos alunos. “Trazemos profissionais de outras instituições para debatermos sobre assuntos, que são muito próprios da educação, e que não têm tempo hábil de ser tratado nas disciplinas do Mestrado”, explica. “Todos devem debater sobre preconceito e racismo. É um tema muito importante. A expectativa é de que exista uma discussão e vários questionamentos (no evento), para fazer com que as pessoas entendam mais sobre o tema”, pontuou.

Próximos encontros:

Reflexão: Práticas educativas antirracistas
Clique aqui para participar.

Reflexão: Mídias sociais: reprodução do racismo em massa x dispositivo para enfrentamento
Clique aqui para participar

O ensino nos une, não importa a distância.

Lucas Ferreira