Departamentos se unem para promover debates sobre inclusão de Surdos na sociedade

21/09/2020 09h40 ⋅ Atualizada em 20/10/2020 16h49

Aluno, Acontece, Destaque, Roda de conversa, Pandemia, Inclusão

O Departamento de Ciências Sociais e Letras, o Departamento de Pedagogia, o Mestrado em Linguística Aplicada e o Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU) se uniram para promover reflexões sobre a importância da inclusão do Surdo na comunidade. O evento “Setembro: flores e sinais do Surdo" ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, e será transmitido pelo canal da TV UNITAU, no youtube.

Para a Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto, uma das organizadoras do evento, o bate papo deve mobilizar não só os acadêmicos, mas toda a sociedade. “Esperamos ainda que a Universidade seja vista como um espaço sério de debate que deve ser, auxiliando a sociedade na construção de conhecimento, mas também seja entendida como um espaço democrático e de acolhimento de ideias”, ressalta. “A partir dessa ideia, busca-se, especificamente, discutir o lugar do Surdo na pesquisa, no ensino, bem como em outras atividades de trabalho”, finaliza a professora.

Além dos palestrantes, o evento contará com o moderador Erliandro Félix Silva, aluno do Mestrado em Linguística Aplicada da UNITAU. “Ter a presença de um Surdo como moderador dará ao evento a visibilidade que os Surdos são capazes de estar em todos os espaços, desde que tenham a acessibilidade”, comenta Erliandro. Ele ainda relata que a sua expectativa para o evento é o despertar dos alunos, dos docentes e de todos os participantes, sobre a urgência e a importância de se incluir os Surdos na Universidade.

Participe dos encontros:

Live "Pesquisar sobre os Surdos: qual é o posicionamento ético que devemos adotar?"
Horário: às 19h
Clique aqui e participe!

Live "A atuação do Surdo em diferentes espaços de trabalho: relatos de experiência"
Horário: às 19h