UNITAU desenvolve programa para capacitar professores para a docência na Pós-graduação

17/09/2020 09h10 ⋅ Atualizada em 20/10/2020 16h50

Capacitação, Professor, Pós-graduação, Docência

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade de Taubaté (UNITAU) lançou, nesta quarta-feira, o "Programa de capacitação para doutores", para preparar professores para a docência no Departamento de Pós-graduação da Universidade. O evento foi transmitido pelo canal da TV UNITAU e contou com a presença da Reitora, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Sheilla Cavalca Cortelli, e de outros professores.

“É uma honra apresentar esse programa, pois temos o projeto desde 2018 e agora será realizado. O intuito é fortalecer e ampliar os programas de Pós-graduação", comentou a Reitora no início da transmissão.

A capacitação ocorrerá por meio de tutorias em que os professores, que já estão no Programa de Pós-graduação da Universidade, irão ser os tutores dos docentes que estão se preparando para ingressar.

Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, a ação será muito importante para ajudar os professores ingressantes. “O programa tem uma característica única, é bem flexível e democrático, sendo ideal para o intercâmbio de experiências entre os professores, fazendo com que o ingresso seja o mais consciente possível, no sentido do desenvolvimento institucional”, explicou.

A coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação (MPE) da UNITAU, Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti, comentou sobre como surgiu a ideia do projeto. “Nas reuniões, vimos a necessidade de renovação e de contratação de novos docentes para os programas de Pós-graduação. Precisamos investir na qualidade e nas ações dos professores, para obter visibilidade para as pesquisas e produções externamente", pontuou.

O evento foi encerrado com a apresentação de todos os professores tutores, que contaram suas expectativas e deram suas opiniões.

Lucas Ferreira
Foto Leonardo Oliveira