Docente da Universidade inova na avaliação prática em disciplina do curso de Educação Física

02/09/2020 10h27 ⋅ Atualizada em 20/10/2020 17h43

Destaque, Educação Física, Aluno, Acontece, Pandemia

Muitos professores tiveram de readaptar seus métodos didáticos, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Na Universidade de Taubaté (UNITAU), não foi diferente. Todos os dias, docentes de diversos cursos se empenham em oferecer o melhor conteúdo aos alunos. A Profa. Ma. Maria Aparecida Ribeiro, por exemplo, propôs um método de avaliação diferente aos alunos da disciplina de Fundamentos de Basquetebol do 4° e do 6° semestres do curso de Educação Física da Universidade.

O método proposto consiste na elaboração de vídeos por parte dos alunos, nos quais eles realizam a descrição de movimentos esportivos apresentados nas aulas teóricas, e essas atividades serão utilizadas como nota parcial de avaliação.

A professora conta que a ideia surgiu, após ela discutir com os alunos sobre o aprendizado das aulas remotas e sentir a necessidade de elaborar atividades práticas, mesmo a distância. "Esse método de avaliação aproxima o aluno do professor. O docente consegue avaliar todo o processo de aprendizado, investigar as diferenças individuais, a fase em que o aluno se encontra, as dificuldades, acertos e as próximas estratégias para suprir os impasses", comenta a professora.

A aluna Jasmini Rodrigues de Oliveira, do 6° semestre do curso, conta que foi uma atividade divertida, que proporcionou bastante aprendizado. "Nos ajudou a assimilar o teórico com o prático, já que estamos nos adaptando a tudo isso. Foi uma ótima ideia da professora", relata a universitária.

O ensino nos une, não importa a distância.

Kaic Bocalare
Foto Leonardo Oliveira