Projeto de Extensão da UNITAU tem destaque em Congresso Internacional

27/08/2020 10h26 ⋅ Atualizada em 20/10/2020 17h44

Destaque, Aluno, Projetos

O Projeto de Extensão “Foco na Mente” da Universidade de Taubaté (UNITAU) teve a apresentação de um de seus trabalhos no 1º Congresso Online Internacional de Boas Práticas em Saúde Mental, promovido pelo Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas (CENAT). O projeto teve destaque por oferecer atendimentos à distância, por psicólogos voluntários, e por desenvolver uma conta no Instagram, para abordar a saúde mental.

O "Foco na Mente" foi idealizado com o intuito de promover e reduzir quaisquer hábitos prejudiciais acerca da saúde mental dos estudantes da Universidade, com o público-alvo do Campus do Bom Conselho, local de estudo dos idealizadores. Porém, devido à pandemia, o trabalho foi reestruturado e a metodologia dos acolhimentos foi migrada para o on-line, pelo instagram, com uma rede de psicólogos voluntários promovendo o acolhimento individual.

O estudante de Medicina Yuri Brandão, um dos idealizadores do projeto, contou sobre a sensação de participar de um evento tão importante. “Foi muito gratificante poder apresentar a experiência sobre o projeto. Fiquei extremamente feliz por ser selecionado e poder compartilhar a forma que lidamos com esse momento de pandemia. Sentir que se faz a diferença na vida das pessoas é uma sensação única!”, explicou.

A aluna do curso de Psicologia da Universidade Junia Gaudioso, que também faz parte do grupo de idealizadores do projeto, comentou sobre a importância do “Foco na Mente” sobre como as adaptações feitas durante a pandemia foram essenciais. "O que é mais fantástico de todo o projeto é ter o feedbacks das pessoas. Saber que estamos fazendo a diferença e ajudando é essencial para nós. Isso mostra que as mudanças que tivemos de fazer para continuar deram certo e isso é muito gratificante”, finalizou.

Lucas Ferreira
Foto Leonardo Oliveira