Universidade promove Fórum de inclusão digital para idosos

14/08/2020 15h58 ⋅ Atualizada em 20/10/2020 17h48

PAIE, Acontece, Comunidade, Evento, Pandemia, Inclusão

A Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio do Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE), irá promover, nos dias 17, 24 e 31 de agosto, um Fórum de inclusão digital para idosos. O objetivo do evento é torná-los mais próximos da tecnologia e oferecer dicas para a utilização das redes sociais e de plataformas de web-conferência nas atividades do dia a dia, principalmente no período de isolamento social.

“A ideia inicial partiu de uma necessidade que identificamos em uma pesquisa feita com os idosos do PAIE. Eles (idosos) têm grande interesse em se manterem atualizados, porém a barreira da tecnologia ainda precisa ser ultrapassada”, comenta a coordenadora do Programa e uma das organizadoras do Fórum, Profa. Ma. Aline Liz de Faria.

Após a conclusão das atividades, os idosos continuarão desenvolvendo as habilidades tecnológicas de forma prática. “Primeiramente, nós vamos compreender esse novo mecanismo digital, as normas de segurança, e a importância desse aprendizado nessa faixa etária do idoso e, a partir daí, teremos um momento de prática, que são as oficinas”, explica a professora.

A primeira parte do evento será comandada pela psicóloga Rafaela Fonseca, que irá discutir o tema “Do acolhimento presencial ao digital”. No segundo momento, o Prof. Me. José de Oliveira Filho traz um panorama sobre “Normas de etiqueta para a participação das aulas online”.

A transmissão do primeiro encontro acontece na próxima segunda-feira (17), a partir das 14h, na página oficial do PAIE.

Foto em destaque: ACERVO 2019