Alunos de Medicina promovem a 32 ª Semana de prevenção à hipertensão e ao diabetes

12/08/2020

Aluno, Acontece, Medicina, Saúde, Prevenção

Os estudantes do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) deram início a 32ª edição da Semana de prevenção à hipertensão e ao diabetes (SHD). A tradicional semana ocorre anualmente na praça Dom Epaminondas, em Taubaté, mas, devido ao novo cenário, será realizada por meio de cinco programas instrutivos, entre os dias 10 e 14 de agosto, às 17h20, transmitidos pela rádio FM UNITAU (107.7).

A SHD é uma campanha que mobiliza alunos do primeiro ao terceiro anos do curso a prestarem um serviço gratuito de aferição de pressão arterial e de verificação da glicemia da população. Além dos exames, os futuros médicos também aproveitam para analisar o histórico familiar, as medicações utilizadas e a rotina da população atendida, para conseguir identificar pacientes de risco ou com predisposição para uma possível doença.

No primeiro programa, a aluna do último ano do curso de Medicina Isabela Garcia ressaltou a importância de dar continuidade à Semana de prevenção. "A doença cardiovascular é a maior causa de morte no Brasil e no mundo. A hipertensão e o diabetes são fatores de riscos rastreáveis. Os médicos conseguem identificá-las precocemente, antes da evolução para um infarto ou AVC", destaca.

O médicor Andrew Fondelli, ex-aluno da Universidade, também participou do programa e fez um alerta para os ouvintes. "Existem alguns fatores que favorecem o desenvolvimento dessas doenças. O tabagismo, a má alimentação, o uso nocivo do álcool e a falta da prática de atividade física", relata.

A Semana de prevenção à hipertensão e ao diabetes segue até sexta-feira, 14, às 17h20, pela rádio FM UNITAU (107.7).

ACOM/UNITAU