Você conhece os protocolos de biossegurança da UNITAU?

11/08/2020 17h41 ⋅ Atualizada em 12/08/2020 14h53

Coronavírus, Protocolos, Funcionário, Biossegurança, Saúde

Para que a retomada das atividades acadêmicas presenciais possa ocorrer de maneira segura, a Universidade de Taubaté (UNITAU) quer, em primeiro lugar, garantir a saúde de seus funcionários, alunos e professores.

Por isso, vários protocolos de biossegurança foram previamente estudados, planejados e implantados, como:

Protocolos gerais de biossegurança:

• Limpeza diária e higienização periódica das instalações, ambientes, estações de trabalho e áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras e EPIs específicos, dependendo dos casos;
  • Higienização obrigatória dos calçados;
  • Respeito à demarcação dos espaços;
  • Ingresso e saída escalonada;
  • Medição de temperatura no acesso aos prédios;
  • Notificação às autoridades sanitárias da existência de casos confirmados de Covid-19 em alunos, professores ou funcionários;
  • Oferecimento de treinamento sobre os protocolos de biossegurança e sobre o uso correto de EPIs para alunos, professores e funcionários;
  • Averiguação constante, por parte da CIPA (ronda de segurança), do cumprimento das normas de segurança estabelecidas;

Protocolos de biossegurança administrativos (funcionários):

• Funcionário com febre acima de 37,8° ou com sintomas de gripe será orientado a se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento – UPA Central – e comunicar imediatamente ao Serviço de Engenharia de Segurança e de Medicina Ocupacional – SESMO – para as providências. Nessas condições, não será permitido ingressar ou permanecer no local de trabalho;
  • Os funcionários com mais de 60 anos, gestantes, imunodeprimidos, com comorbidades potencializadoras de Covid-19, cardiopatas e transplantados serão afastados das atividades presenciais, mas farão o teletrabalho quando possível. Caso sua permanência seja indispensável, deverá ser priorizado trabalho interno, sem contato com o público externo, em local reservado, arejado e higienizado ao fim de cada turno de trabalho.

Para conferir todas as orientações para retomada das atividades do segundo semestre, clique aqui!

Funcionário, a sua saúde e segurança importa para a Universidade! Cuide-se e se proteja!