Vamos dizer adeus aos copos descartáveis?

11/08/2020 17h39 ⋅ Atualizada em 12/08/2020 14h28

Meio ambiente, Plástico, ambiental, Saúde, Adote uma caneca no trabalho

 

Funcionário, você sabia que os copos plásticos são grandes inimigos do meio ambiente e até mesmo da nossa saúde? Pois é, mas, ainda assim, eles estão por toda a parte. Para mudar essa realidade na Universidade, foi criada a campanha ‘Adote uma caneca no trabalho’, que busca incentivar os funcionários a eliminar os copos plásticos de vez do dia a dia.

Segundo a docente do curso de graduação em Ciências Biológicas e da Pós-graduação em Ciências Ambientais, Profa. Dra. Maria Cecília Barbosa, é necessário analisar um produto desde a sua matéria prima até o seu descarte final. A professora apontou os impactos que os copos plásticos causam em todas as suas fases:

  • Como são derivados do petróleo, os copos plásticos são altamente poluentes e cooperam, principalmente, com as mudanças climáticas (aquecimento global);
  • Por ser muito fino, os copos plásticos não aguentam altas temperaturas. Quando um indivíduo toma uma bebida quente com ele, micropartículas de plásticos são liberadas na sua bebida, causando problemas de saúde, seja ele um bebê, adulto ou idoso;
  • O copo plástico demora, aproximadamente, 250 anos para se decompor na natureza, acometendo a vida de inúmeros animais por consumirem suas partículas.

A docente afirmou: “Você pode se questionar que uma caneca de alumínio, por exemplo, também causará danos ao meio ambiente, e você está certo, mas é necessário refletir ‘qual opção causará menos impacto?’, que, no caso, é a caneca de alumínio reciclado ou a de cerâmica.”.

Funcionário, um pequeno e simples gesto pode gerar uma grande mudança para um mundo melhor a começar por você!

Faça parte desta campanha e adote uma caneca no trabalho!