Departamento de Comunicação promove live sobre Comunicação e Democracia

10/08/2020 17h39 ⋅ Atualizada em 10/08/2020 22h18

Acontece, Volta às aulas, Aluno

O Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU), iniciou o segundo semestre com um bate papo sobre "Comunicação e Democracia", em uma live transmitida pelo canal da TV UNITAU, na última sexta-feira, 7. A conversa teve a participação do Prof. Dr. Marcelo dos Reis Pimentel e do Prof. Me. Armindo Boll.

O Diretor do Departamento, Prof. Me. Josué Marcos de Oliveira Brazil, explica a importância da discussão do tema. "Vivemos um momento de extrema polarização em nosso país e trocar ideias sobre esse assunto e sobre este momento é muito importante para a formação profissional e pessoal de nossos alunos", diz.

O tema foi analisado pelos professores a partir do século XX, focando como ela era utilizada na comunicação do sistema político e nas propagandas no governo nazista. "A comunicação de massa passa a ser o grande instrumento modulador de um pensamento social", relata o professor Marcelo se referindo ao contexto da guerra fria.

Os participantes também discutiram sobre o aumento do uso da internet nos últimos tempos e os problemas causados pelas fake news, no âmbito da democracia e da comunicação.

"Não podemos entender o momento político se nós não entendermos como é a nossa sociedade", comentou o professor Armindo sobre a desigualdade social e os impactos que ela traz.

Por fim, os convidados e o diretor do Departamento explicaram o quão importante é a prática da comunicação no sistema político no combate às mentiras e às articulações criminosas, no ambiente virtual.

O bate-papo está disponível na íntegra aqui.

O ensino nos une, não importa a distância

Kaic Bocalare