Departamento de Educação Física traz palestra online para recepcionar os alunos

06/08/2020 08h55 ⋅ Atualizada em 06/08/2020 12h45

Acontece, Pandemia

A Universidade de Taubaté (UNITAU) retomou as atividades do ano letivo, nesta quarta-feira, dia 05 de agosto. Para recepcionar os acadêmicos e os ingressantes do Vestibular de Inverno, o curso de Educação Física realizou uma palestra online, na plataforma Zoom.

Para dar início ao evento, o diretor do Departamento, Prof. Me. Edésio da Silva Santos, a coordenadora do curso, Fernanda Rabelo Prazeres, e os professores presentes se apresentaram e deram boas-vindas aos alunos.
Posteriormente, a palestrante Claudia Lucia Calegari Teixeira, psicóloga e perita judicial, comentou sobre a superação de desafios durante o período de aulas na pandemia.

A psicóloga trouxe sete passos que auxiliam na criação e no desenvolvimento da motivação nos estudos:

1- Autoconhecimento: conhecer-se para se desenvolver;
2- Superação: para conciliar os horários e compromissos, além de superar os desafios;
3- Vencer a ansiedade: de acordo com a profissional, é uma reação comum a todo ser humano. O problema está em quando a ansiedade atinge proporções muito grandes, que podem atrapalhar o dia a dia. "Existem maneiras e dicas, que podem ajudar a combater a ansiedade", comenta;
4- Enfrentar o desafio com determinação: "Cada desafio é uma oportunidade de aprendizado", explica Claudia;
5- Aprender a lidar com a frustração: isso ajuda a superar situações mais difíceis;
6- Ousar: quando se ousa, se consegue sentir orgulho e admiração sobre as próprias ações;
7- Ouvir o que vale verdadeiramente a pena: receber as informações de pessoas que torcem por você, que estão ao seu lado.

Logo após a enumeração, a psicóloga falou sobre a realização dos sonhos. Ela explicou que o importante é imaginar a sensação de alcançar um objetivo, pois, caso o indivíduo pense em desistir, verá que, se continuar, valerá mais a pena. "Eu sempre procuro ver o lado bom das coisas, isso leva à conquista dos nossos sonhos e objetivos", argumentou a perita judicial.

Claudia finalizou dizendo que é importante olhar para as próprias vidas e verificar a felicidade com o rumo em que elas estão, para sempre encontrarem a motivação que precisam e, assim, desenvolverem seu potencial.

O Diretor e a coordenadora do curso ofereceram aos alunos explicações relacionadas ao curso e às atividades acadêmicas.

O ensino nos une, não importa a distância!

Kaic Bocalare