Máscaras são aliadas essenciais contra a Covid-19

05/08/2020 18h01 ⋅ Atualizada em 06/08/2020 15h06

Professor, Servidor, Saúde, Coronavírus, Máscara

 

Funcionário, a máscara é uma das eficientes armas para impedir a transmissibilidade da Covid-19. Há meses que a UNITAU torna obrigatório o seu uso dentro de seus setores e Departamentos, pois o objetivo principal é cuidar de você e daqueles que lhe esperam em casa.

Como esse vírus é transmitido, principalmente, por via respiratória, é muito importante que todos utilizem a máscara da maneira correta, com a boca e o nariz 100% cobertos, mesmo que os sintomas não se manifestem, já que a pessoa pode estar contaminada e não apresentar sinais.

A Professora do Departamento de Medicina, Dra. Maria Stella Zöllner, explica: “As máscaras faciais para uso da população devem ser de tecido, com pelo menos duas camadas de espessura, e com um tamanho suficiente para proteger a face cobrindo totalmente desde o nariz até o queixo, ultrapassando o ângulo dessa região em direção ao pescoço, e cobrindo também, as laterais da face até as orelhas, onde devem ter seu apoio”. Ela ainda detalha os cuidados que devemos ter com a nossa máscara:

  1. Trocar a máscara por outra que esteja limpa se ela estiver úmida pelo contato com a sua respiração;
  2. Ao chegar da rua, retirá-la pelos elásticos, sem colocar as mãos na parte da frente da máscara, local mais contaminado;
  3. Lavar imediatamente a máscara com água e sabão e colocar em uma solução de água sanitária diluída conforme instruções do fabricante;
  4. Secar ao Sol;
  5. Passar a máscara de ambos os lados com ferro de passar;
  6. As máscaras devem ser individuais, assim cada pessoa deve ter um conjunto de máscaras para seu uso exclusivo.

Baixe aqui as figurinhas de Whatsapp feitas para lembrar a você e a seus colegas de usar máscara, lavar bem as mãos, passar álcool em gel constantemente, manter as janelas e portas abertas para ventilar e respeitar o distanciamento de 2 metros. 

Proteja-se dentro e fora da Universidade!

ACOM/UNITAU