UNITAU realiza LXII Seminário G&DR Internacional de Gestão e Desenvolvimento Regional

24/07/2020 15h58 ⋅ Atualizada em 27/07/2020 18h37

Acontece, Evento, Internacional, Pós-graduação, Seminário

A Universidade de Taubaté (UNITAU) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC-RS realiza, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, o LXII Seminário G&DR Internacional de Gestão e Desenvolvimento Regional - Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental, que marca o início das atividades acadêmicas do primeiro semestre da turma de 2020 do Doutorado Interinstitucional UNISC/UNITAU. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o evento que conta com palestras e debates, irá acontecer de forma remota pela plataforma zoom e terá a participação de convidados das instituições parceiras do país e do exterior, que deverão abordar diferentes temas voltados ao Desenvolvimento Sustentável Socioambiental.

O Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira, pesquisador e coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU), comenta sobre o evento. “A temática é bastante fronteira no mundo, sendo discutida em todo os lugares, principalmente na América". Além disso ele lembra que na atual situação pandêmica em que a sociedade vive, e devido a grande abordagem, é essencial discutir a importância da ocupação do espaço urbano, falar sobre cidades inteligentes e gestão pública. “O seminário tem uma dimensão internacional, mas tem uma importância muito grande no ponto de vista nacional e regional”, finaliza o docente e responsável pela organização do evento.

Confira a programação completa:

31/07 | Sexta-feira | 19h | Participe pelo link.

Mestre de cerimônia: Prof. Dr. Lourival da Cruz Galvão Junior (UNITAU)

Convidados: Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli - Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. Dr.  Rogério Leandro Lima da Silveira - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC-RS, Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) e Prof. Dr. Silvio Cezar Arend - Coordenador do Doutorado Interinstitucional UNISC/UNITAU.

Conferência Magna - Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental

19h30 às 21h

Palestrante: Prof. Dr. César Adrián Ramírez Miranda - Coordenador de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Autônoma Chapingo/ México.

Painel de Debates

21h às 22h30

Mediador: Prof. Dr.  Rogério Leandro Lima da Silveira, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/Brasília-DF.

Participantes: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello - Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) e Prof. Dr. Silvio Cezar Arend, Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC-RS.

01/08 | Sábado| 8h30 | Participe pelo link.

Mesa Temática: Assimetrias e Impactos na Ocupação do Território Urbano

Mediador: Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira - Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Palestra 1 - Ocupação do Espaço Urbano no Brasil: Uma Retrospectiva

8h30 às 9h20

Palestrante: Prof. Dr. Clovis Ultramari - Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ PUCPR-PR, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná/ UFPR-PR e coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES/ Brasília-DF e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/ Brasília-DF.

Palestra 2 – Gestão Contemporânea do Município

9h20 às 10h10

Palestrante: Prof. Dr. Waldecy Rodrigues - Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins/UFT-TO, coordenador adjunto de programas profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES/ Brasília-DF e bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq/ Brasília-DF.

Palestra 3 - Cidades Inteligentes e Espaço Urbano

10h10 às 11h

Palestrante: Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess - Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU), pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados-Programa Cidades Globais/IEA-USP-SP e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nível 1D- do CNPq/ Brasília-DF.

Debatedores: Prof. Dr.  Rogério Leandro Lima da Silveira - Pós-Doutorado em Geografia e Planejamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa- Portugal.

O ensino nos une, não importa a distância.

Kaic Bocalare