Professora da UNITAU lança livro na USP

02/07/2020 20h42 ⋅ Atualizada em 02/07/2020 21h34

Acontece, Livro, Educação, Professor, Docente, Fora das Salas

O livro Fernando de Azevedo: em releituras será lançado on-line, nesta sexta-feira, 03, a partir das 16h, na página do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP no Facebook.

A obra trata do perfil do educador e de sua luta pela educação pública. A Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU, é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do conteúdo e assina o livro com o Prof. Dr. José Cláudio Sooma da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Profa. Dra. Diana Gonçalves Vidal, da Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

“A ideia do livro surgiu de uma confluência de fatores. Eu comecei a minha carreira acadêmica como estudante de História na USP e naquele momento tive a oportunidade de fazer iniciação científica no Instituto de Estudos Brasileiros-IEB na USP. A iniciação científica foi no acervo de Fernando de Azevedo, junto com o José Claudio Sooma Silva, que hoje é professor da UFRJ, e sob orientação de Diana Vidal, minha orientadora na IC, no mestrado e no doutorado. Muitos anos depois, nós três organizamos um evento e uma exposição para tratar de aspectos da vasta obra de Fernando de Azevedo, sempre em prol da educação pública. Ele, que, inclusive, é um dos fundadores da USP. A ideia do livro surgiu a partir da realização desse evento”, conta a Profa. Dra. Rachel Abdala.

A obra é resultado de uma extensa pesquisa sobre a influência e a importância de Fernando de Azevedo ao longo da história da educação no Brasil. São 292 páginas, que estão divididas em três partes, com o objetivo de mostrar a trajetória do educador, bem como sua personalidade política e educacional.

A professora finaliza falando sobre a importância de o livro ser lançado neste momento. “É importante realçar a defesa da educação pública, ainda mais neste momento tão delicado que estamos vivenciando”, afirma a docente.

O lançamento do livro acontece, nesta sexta-feira (03), a partir das 16h.

Para participar, acesse aqui.

O ensino nos une, não importa a distância.

Lucas Ferreira