Professora da UNITAU aborda a educação financeira na família e o isolamento social

16/06/2020 11h08 ⋅ Atualizada em 18/06/2020 22h50

Economia, Professor, Live, Festival Virtual

 

O Festival Virtual da UNITAU, que ocorre por intermédio do Instagram da Universidade, trouxe, em abril, a Profa. Dra. Andreza Manfredini, psicóloga, professora do Departamento de Psicologia da UNITAU e coordenadora da Pós-graduação em Intervenção familiar: psicoterapia, orientação e mediação de conflito, que abordou o tema Educação financeira na família e o isolamento social

No início da transmissão ao vivo, a professora da UNITAU afirmou que o isolamento social, devido à pandemia do Covid-19, é algo novo na convivência das famílias: “Conviver é se deparar com situações problema que, muitas vezes, nos desestabilizam e, por isso, precisamos pensar em recursos para nos sentirmos mais confortáveis e seguros para enfrentar a pandemia.”

A psicóloga disse que falar sobre dinheiro na família é um tabu que precisa ser enfrentado por meio do diálogo e que, nesse momento, é ainda mais necessário compartilhar nossas ideias e pensamentos sobre dinheiro. “Quanto mais fizermos isso, melhor serão as tomadas de decisão financeiras”, ressaltou a professora e ainda acrescentou que os filhos devem ser incluídos nessas tomadas de decisão também.

Nesse momento de pandemia, ninguém está seguro de uma vida financeira estável, disse a Doutora. “Essa segurança não está em um emprego fixo, mas, sim, em você e na família que está no mesmo barco com você. Deve ser conversado sobre o que fizeram e o que pretendem fazer com o dinheiro”.

Andreza afirmou também que, por não termos certeza de como será o depois, ficamos abalados, mas precisamos usar desse isolamento de uma maneira que sejamos beneficiados. “Como, por exemplo, fazendo cursos on-line de Educação Financeira e Empreendedorismo e compartilhando essa ideia com a família para que juntos vocês achem uma saída para lidar com as finanças”.

Ela ainda ressaltou a importância da proximidade entre pais e filhos para intensificar o laço afetivo. “Essa é uma oportunidade de ouvir mais os seus filhos. Pergunte a eles o que eles estão pensando sobre essa pandemia, de que maneira estão lidando com esse momento, o que as crianças estão imaginando do futuro”.

Por fim, a professora da UNITAU destacou que este é um momento de reflexão de valores, de solidariedade e de generosidade para com o outro. “Isso deve ser fortalecido e passado aos filhos e não se deve pensar que, ao comprar um brinquedo caro ou alguma coisa de uma marca cara, é que se é um bom pai”. Ela ainda apontou que “o fato de termos de ficar em casa é colaborar e cuidar do outro e da gente mesmo, e não há dinheiro que pague nada disso.”.

Confira a live completa aqui!

Fernanda de Morais
ACOM/UNITAU