Nupes divulga pesquisa da Cesta Básica no Vale do Paraíba

11/06/2020 03h34 ⋅ Atualizada em 12/06/2020 12h41

Cesta básica, Pesquisa, NUPES, Economia

O Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes) da Universidade de Taubaté (UNITAU) divulgou estudo sobre a variação dos preços dos produtos da cesta básica com dados parciais ao mês de maio. Em relação ao mês de abril deste ano, o valor da cesta teve redução de -0,88% no Vale do Paraíba.

De acordo com o Nupes, o preço médio em abril de 2020 foi de R$ 1.778,05. E, agora no último mês de maio, diminuiu para R$ 1.762,35.

Nas cidades da região, a cebola foi o item de maior variante, apresentando elevação de 31,24%. A cenoura sofreu maior queda de preço, chegando a cair 14,40% no Vale do Paraíba.

Diversos fatores, como a deflação apontada pelo IBGE, a restrição orçamentária por conta do isolamento horizontal mais rigoroso devido a disseminação da Covid-19 e as questões climáticas, contribuíram para alterar o comportamento nos preços de alguns produtos alimentícios, segundo o Nupes.

Confira a pesquisa completa aqui.