Medicina: Liga de Infectologia da UNITAU promove evento remoto internacional

11/06/2020 02h20 ⋅ Atualizada em 15/06/2020 23h18

Acontece, Medicina, Coronavírus, Aluno, Professor

 

Os alunos da Liga de Infectologia do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizarão uma aula on-line, que contará com a participação de médicos especialistas convidados da cidade de Siena, na Itália, para debaterem questões atuais que estão em pauta no mundo por conta da pandemia do novo coronavírus.

O tema central abordado será 'Ventilação mecânica e a pandemia de Covid-19 na Itália'.

Como surgiu a ideia do evento?

O aluno Gabriel Moreira Accetta, do 8º semestre de Medicina, presidente da Liga de Infectologia, realizou estágio na área da saúde na Itália, em dezembro de 2019. “Durante o período de estágio tive contato com diversos profissionais e, por conta da crise sanitária mundial, conversei com eles para realizarmos uma aula sobre ventilação mecânica e sobre a pandemia vivenciada na Itália”, conta o estudante.

A importância dos temas

A ventilação mecânica é o método de substituição da ventilação natural. Ela pode salvar vidas e é usada na ressuscitação cardiopulmonar, na medicina de tratamento intensivo e, em algumas situações, na anestesia.

“É uma oportunidade de aprender, de ver as coisas que deram certo, de saber mais sobre a experiência dos atendimentos nos quais foi utilizada a ventilação mecânica. É uma forma de trazer conhecimento para os nossos alunos aqui do Brasil”, explica a Profa. Dra. Stella Zollner, docente do Departamento de Medicina e responsável pela Liga de Infectologia da UNITAU.

O novo coronavírus tomou uma grande proporção, exigindo uma postura diferente e cuidadosa dos profissionais que atuam na linha de frente na área da saúde. “A Itália, há dois meses, era o foco principal da pandemia e, hoje, podemos dizer que é o Brasil. Acho muito importante para nós, estudantes de Medicina,  sabermos como funciona o serviço de saúde em outros lugares, a forma como eles trabalham e como enfrentaram a Covid-19”, afirma o aluno Gabriel Acceta.

A aula on-line, que acontecerá pela plataforma zoom, será ministrada em inglês, por ser uma língua praticada mundialmente, será aberta ao público e será transmitida pelo canal da Liga de Infectologia da UNITAU no YouTube.

Data: 14/06 | Horário: 15h

Convidados:

Profa. Dra. Elena Bargagli, pneumologista na Unidade de Doenças Pulmonares do Hospital AOUC de Florença

Paolo Cameli, especialista em doenças respiratórias, pesquisador do Departamento de Medicina, Cirurgia e Neurociências na Universidade de Siena.

Participe pelo zoom ou pelo canal do youtube.

 

O ensino nos une, não importa a distância.

 

Raíssa Santos

ACOM/ UNITAU