Clínica de Fisioterapia da UNITAU realiza teleatendimento

01/06/2020 15h23

Ser melhor, Clínica de Fisioterapia, Fisioterapia, Comunidade, Atendimento, Saúde, Reabilitação, Professor, Aluno

Professores e alunos do curso de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) retomaram as atividades da clínica na última semana dia 25, por meio do sistema de telerreabilitação, procedimento regulamentado em Fisioterapia. Os atendimentos estão sendo feitos via celular, pelo aplicativo whatsapp com os pacientes do grupo de risco da Covid-19 que já tinham cadastro e faziam atendimento regularmente na Clínica de Fisioterapia da UNITAU.

Quem realiza os atendimentos?

Cerca de 19 professores e 80 alunos estão realizando os atendimentos para um total de 50 pacientes por dia. “Houve um treinamento interno com os professores e alunos. Estamos atendendo diversos pacientes. Eu acredito que a ação seja um grande diferencial para os alunos, que têm a chance de participar desse primeiro ciclo. É uma oportunidade única para eles vivenciarem a prática da profissão em uma forma diferente de atendimento”, afirma a Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira, diretora do Departamento de Fisioterapia.

Com funciona?

No horário marcado, o paciente recebe uma chamada de vídeo de um ou mais alunos junto a um professor. Eles fazem uma avaliação e, em seguida, montam um plano de tratamento para cada um.

“O principal objetivo nesse período é oferecer um atendimento que mais se adapte à situação que estamos vivendo, especialmente para os pacientes da Clínica que têm alguma disfunção do movimento, que precisam de reabilitação e que já estavam em tratamento”, explica a Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira.

Os atendimentos desse primeiro ciclo terminam no dia 1º de junho e estão regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), podendo ser estendidos por conta da pandemia.

Raíssa Santos

ACOM/ UNITAU