UNITAU realiza doação de máscara protetora facial

19/05/2020 23h09 ⋅ Atualizada em 19/05/2020 23h21

Comunidade, Coronavírus, Professor, Aluno, Ser melhor

A Universidade de Taubaté (UNITAU), está realizando a doação de máscaras de proteção facial para algumas instituições da cidade. A ação faz parte do projeto do Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto, diretor do Departamento de Engenharia Mecânica da UNITAU, que junto com outros docentes e alunos voluntários da Instituição, produziram um modelo de máscara de proteção facial de baixo custo para o uso de profissionais da área da saúde e também para outros profissionais autônomos de diversas atividades.

As doações

Um dos maiores objetivos é contribuir para esse momento difícil de necessidade emergencial por conta da Covid-19. As instituições e projetos que já receberam as doações foram Tempo e União, Taubaté Sem Fome, Amigos do Bem, Casa São Francisco de Idosos e a APAE de Taubaté.

Máscara faceshield

A faceshield é um tipo de protetor facial que permite o aumento da proteção e da segurança dos profissionais ao terem contato com outras pessoas. “É uma barreira física transparente que impede que a saliva e fluidos corporais sejam arremessados ao falar, tossir ou espirrar, e o principal é que atende os requisitos geométricos mínimos estabelecidos e está dentro das normas recomendadas pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica o docente.

Como é fabricada com um polímero transparente, pode ser higienizada com água e sabão neutro, ou com álcool em gel, permitindo ser reutilizada sem limitação. O custo médio para a produção de cada máscara é de aproximadamente R$5,00.

Para a produção, está sendo utilizada a infraestrutura do campus da Juta da UNITAU e, inicialmente, serão disponibilizadas um total de 300 unidades.

O projeto, por meio do Centro Acadêmico Isaac Newton, está recebendo doações para a confecção de mais máscaras. Para participar, clique aqui.

O ensino nos une, não importa a distância.

Raíssa Santos

ACOM/ UNITAU