Ligas e Cout seguem a todo vapor na Odonto

15/05/2020 15h38 ⋅ Atualizada em 21/05/2020 09h20

Live, Instagram, Odontologia, Ligas, Aluno, Coronavírus, Quarentena

Alunos e alunas de variados cursos de graduação da UNITAU estão se movimentando, mesmo em quarentena, para dar continuidade às atividades das ligas acadêmicas. É o caso dos graduandos do curso de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), que, pelo Instagram, estão realizando lives, encontros etc.

A Liga Acadêmica de Cirurgia e de Traumatologia Buco-Maxilo-Facial existe desde 2016 e, antes da pandemia, realizava palestras mensais, ações sociais e alguns hands-on (curso em que, além dos alunos aprenderem a teoria, aprendem também, a prática) durante o ano. Agora, com o isolamento social, algumas coisas mudaram e inovaram: as palestras são feitas por meio da plataforma Zoom ou do próprio Instagram da Liga. “As lives são muito importantes, pois mantêm os alunos em atividade e os ajudam a decidir o que vão fazer depois que a graduação terminar”, explica Victor Bicego, aluno do 7º semestre, que ainda afirma: “Essas atividades auxiliam não somente no aprendizado dos alunos, mas também mentalmente”.

A Liga de Diagnóstico Oral e MaxiloFacial, fundada no mesmo ano , 2016, também adotou as atividades on-line neste período. Antes da pandemia, realizava reuniões quinzenais para discussão de casos clínicos, palestras, entre outras atividades, e agora em quarentena, além das lives, faz reuniões por meio das plataformas disponíveis, dando continuidade às discussões de casos clínicos. Larissa Sandy, aluna do 7º semestre, afirma que essas atividades estão sendo muito importantes: “É uma oportunidade incrível de aprender com professores com quem, dificilmente, teríamos contato presencial por conta da distância de cidades.”

A Liga de Dentistica Restauradora e Estética foi fundada pouco antes do início da quarentena. Com o início isolamento social eles optaram em realizar lives no Instagram da Liga. O aluno do 7º semestre do curso, Raphael Trindade, afirmou que essas atividades são essenciais para que os acadêmicos obtenham conhecimento e não percam a prática. “O que mais têm nos motivado a manter essa rotina é o interesse dos nossos membros e alunos. Não queremos deixar para nos aprofundar depois, temos que tentar ao máximo fazer bom uso do nosso tempo”, disse.

Além das Ligas, o Congresso Odontológico da Universidade de Taubaté (COUT), evento anual de que participam profissionais com o objetivo de trazer inovações e experiências da vida profissional para os acadêmicos, também aderiu às atividades a distância com lives e aulas pela plataforma Zoom. Maria Julia de Carvalho, aluna do 6º semestre, aponta que: “Se queremos dar continuidade ao nosso curso, faz-se necessário manter o aprendizado, mesmo que sem a realização das atividades práticas curriculares. Dessa forma, temos um canal de aprendizado”.

Mesmo estando distantes uns dos outros devido à quarentena, os acadêmicos do curso de Odontologia da UNITAU obtiveram sucesso na continuação de seus projetos universitários. Graças a eles, nossos futuros dentistas estão obtendo conhecimento e desenvolvendo as atividades da profissão que escolheram, provando, mais uma vez, que o ensino nos une, não importa a distância.

Fernanda Morais