Projeto Pequeno Cientista segue com atividades on-line, graças aos alunos

08/05/2020 14h44 ⋅ Atualizada em 12/05/2020 08h43

Fórum, Instagram, Coronavírus, Quarentena, Ciências Biológicas, Pedagogia, Pequeno Cientista, NUGEC

Para um bem maior e comum, que é combatermos o Covid-19, precisamos ficar em nossas casas, distantes uns dos outros e, consequentemente, de nossos colegas de sala.

Os acadêmicos dos cursos de Biologia e de Pedagogia levam Ciência para as escolas desde 2018 por meio do projeto de extensão Pequeno Cientista e, mesmo em quarentena, decidiram seguir com as atividades a distância no Instagram e no Facebook.

O projeto Pequeno Cientista, que é supervisionado pelo NUGEC (Núcleo de Gestão e Execução de Convênios), está constantemente atualizando seu perfil nas redes sociais com experimentos científicos simples, dicas de prevenção e informações sobre o COVID-19. “O projeto busca relacionar conhecimentos de cunho científico ao cotidiano das crianças, que é o letramento científico”, afirma Heloisa Helfer, aluna do curso de Biologia.

“Pretendemos desenvolver nelas um olhar mais aguçado e despertar a curiosidade para que elas procurem suas próprias respostas, testem suas hipóteses, mas sempre reforçando que o importante não é acertar, mas, sim, se permitir viver, experimentar”, explica Heloisa, que reforçou: “Queremos sempre manter o contato direto e a interação com as pessoas que vêm acompanhando o projeto”.

A continuidade do projeto de extensão Pequeno Cientista é prova de que a distância tem sido um detalhe, provando, mais uma vez, que o ensino nos une, não importa a distância.