30/04/2020 11h20 ⋅ Atualizada em 04/05/2020 20h03
Professor, Saúde, UNITAU, Quarentena, Nutrição, Coronavírus
Dando continuidade ao Festival UNITAU Virtual, no dia 8 de abril, a Professora Doutora Fabíola Nejar, do Departamento de Nutrição, realizou uma transmissão ao vivo no Instagram da Universidade de Taubaté e abordou sobre como a alimentação pode contribuir para a manutenção da saúde durante este período de COVID-19.
A professora iniciou a live, apontando a importância dos alimentos caseiros para uma dieta que seja capaz de oferecer uma boa nutrição, mantendo a saúde. “A COVID-19 é uma doença nova e ainda não temos muitas informações sobre ela, mas já se sabe que a boa alimentação ajuda a nos proteger e a respondermos melhor frente à invasão de qualquer vírus.”, afirma.
Após isso, Fabíola comentou sobre seu projeto na Universidade “Comida Contada”. “Ele consiste justamente em comida contada, seja em nutrientes, calorias, mas também, em histórias. Fico pensando nos idosos nesse tempo de quarentena, e, talvez, seja a hora de pegarmos o telefone e ligarmos para nossos avós ou para alguma tia querida e pedirmos para nos contarem alguma receita antiga que eles costumavam fazer. O projeto nos faz resgatar essas condições para podermos repensar nossa alimentação dentro de casa”.
Ao decorrer da live, a nutricionista destacou algumas dicas importantes:
A live foi finalizada com a Doutora fazendo ainda uma reflexão sobre a alimentação: “O alimento nos mostra de onde viemos, quais são nossas histórias e nossas memórias. E, por isso, não se fala mais na nutrição. “Este alimento pode e esse não pode”, tudo pode. Devemos apenas nos atentar para as comidas que aumentarão o risco de doenças ou de respondermos com mais dificuldade frente à invasão de micro-organismos e as que vão nos proteger.”
Para saber mais sobre o projeto de extensão Comida Contada acesse o site aqui e o canal do youtube aqui.
ACOM/UNITAU
- Universitários promovem Semana Pedagógica da Biologia e da Biomedicina
- Liga de Pneumologia da UNITAU e IFMSA promovem campanha contra o tabagismo
- Mestrado em Linguística Aplicada da UNITAU promove encontro nacional com profissionais da educação
- Primeiro dia de Feira de Profissões UNITAU reúne duas mil pessoas
- Sua história, seu futuro: universitários orientam vestibulandos na escolha da profissão