Projeto Foco na mente continua na ativa

30/04/2020 08h43 ⋅ Atualizada em 30/04/2020 15h54

Somos UNITAU, Trilhas UNITAU, Coronavírus, Quarentena, Instagram, Live, Projetos, Aluno, Enfermagem, Medicina, Psicologia

Com a pandemia de Coronavírus (COVID-19), adaptar-se tornou algo inevitável e necessário. Um exemplo disso é o projeto de extensão Foco na Mente, desenvolvido pelos alunos de Psicologia, Enfermagem e Medicina da UNITAU. No Campus Bom Conselho, antes do isolamento social, além de palestras e aulas práticas, eram realizados acolhimentos psicológicos para os alunos que estivessem em situação de vulnerabilidade.

Agora, os membros do projeto de extensão, on-line via Instagram, continuam fazendo a promoção, a manutenção e a redução de danos da saúde mental mesmo na pandemia.

“Nossa organização, nesse período de quarentena, foca em um transtorno mental por semana. Nessa configuração, abordamos como identificar tal transtorno, na segunda-feira, como lidar, na quarta-feira, fazemos um levantamento de dúvidas, na quinta-feira, e finalizamos com uma live sobre o tema da semana, na sexta-feira. Em nossas terças-feiras, postamos vídeos práticos, visando à manutenção da saúde e à prevenção de doenças mentais”, explica Junia Gaudioso, vice-presidente do projeto e estudante de psicologia na UNITAU.

A aluna explica que as atividades presenciais foram suspensas, porém, a demanda de acolhimento psicológico aumentou. “Nesse cenário específico, com as pessoas tendo suas vidas sociais prejudicadas, somada ao medo de adoecer e a toda insegurança social e econômica, instalou-se uma predisposição ao agravamento e ao surgimento de transtornos mentais e ao adoecimento mental de maneira geral. Visto isso, o projeto não pode ignorar tal demanda e se reorganizou para atuar a distância”.

Essa foi mais uma iniciativa de alunos UNITAU que, desta vez, buscam a preservação da saúde mental coletiva, mesmo na quarentena.

O ensino nos une, não importa a distância.

Fernanda Morais