Tecnologias de vídeoconferência são aliados neste momento

08/04/2020 09h28 ⋅ Atualizada em 09/04/2020 18h54

Coronavírus, Tecnologia, Professor

Para que você, professor(a), possa realizar vídeo-aulas, atendimento individual online, salas de discussão e outras atividades, a Pró-reitoria de Graduação disponibiliza o uso da plataforma online ZOOM e o seu canal no YouTube com usuários UNITAU, gratuitamente.

Mas por que utilizar o usuário da UNITAU?

ZOOM: A conta permite a realização de vídeoconferência entre 300 pessoas por tempo ilimitado e a gravação do conteúdo para disponibilizar para aqueles que não conseguiram acessar no momento. O ZOOM permite que os alunos participem por áudio e vídeo, além da opção de compartilhar a tela para apresentação de slides e dos conteúdos.

Sobre a plataforma ZOOM, a Central de T.I da UNITAU informa que:

• é o melhor recurso a ser utilizado, neste momento, para a interatividade com alunos;
• não deve ser usada em caso de troca de informações sigilosas, pois a grande preocupação das instituições e empresas é com o vazamento de propriedade intelectual, processos e informações estratégicas sobre seus serviços/produtos;
• não são identificados riscos que possam trazer prejuízos aos professores e aos alunos durante as aulas.

YOUTUBE: A conta da TV UNITAU, que autoriza a realização de live privada, permite que os professores possam compartilhar apenas com seus alunos as atividades propostas, sem exposição nas redes. O tempo disponível para cada aula é ilimitado e o número de participantes também.

Para solicitar o uso das contas da Universidade no ZOOM e no Youtube, você deve preencher este formulário até 5 dias antes da data que deseja realizar a atividade.

Atenção professores:

• Realizar as aulas de acordo com o calendário letivo (respeitando os feriados);
  •  Todos os alunos devem receber o link de acesso;
  •  Comparecer com 10 minutos de antecedência para início da aula;
  •  Gravar a aula assim que ela iniciar (pela própria plataforma);
  •  Cada professor tem 15 minutos de tolerância para iniciar a aula e cada agendamento deve ser feito a cada 30 minutos.

Existem outras ferramentas e/ou aplicativos para vídeoconferência tais como Avaya, Hangouts, Skype, Whereby, Join me, Microsoft Team e Whatsapp. A maioria com limite de participantes e de tempo na versão gratuita.

Importante: Independentemente da ferramenta que venha a ser utilizada, é necessário estar atento às suas configurações de privacidade e de segurança, bem como do equipamento utilizado (computador, tablet ou celular). Esse cuidado deve ocorrer não somente com ferramentas e aplicativos de videoconferência, mas também com o uso das redes sociais e de sites de busca em geral.

O ensino nos une, não importa a distância.