O único objetivo: o ensino nos une, não importa a distância

07/04/2020 18h01 ⋅ Atualizada em 09/04/2020 14h30

UNITAU digital, Servidor, #DeverCumprido, Ser melhor, Professor, Aluno, Coronavírus

Com a chegada da pandemia do Covid-19 no Brasil, adaptar-se se tornou algo inevitável para professores, funcionários e alunos da UNITAU.

Essa transição não é fácil e não substitui o ensino presencial, porém o time UNITAU têm trabalhado muito para continuar promovendo educação de qualidade para seus alunos, mesmo a distância.

A equipe do EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) e da Pró-reitoria de Graduação (PRG) vêm guiando os professores por meio de treinamentos e conteúdos para que eles aproveitem as novas tecnologias, ao seu alcance, para revolucionar sua forma de ensinar.

Mariana Feijó, professora do curso de Ciências Biológicas, conta que sente saudade do olho no olho com os alunos, mas está se dedicando para suprir essa falta. Ela aderiu às vídeo-aulas no Youtube (que são informadas aos alunos pelo EVA) durante os horários em que aconteceriam as aulas e diz que: “As respostas que tive até o momento foram muito positivas! Dizem que gostam bastante, principalmente por poderem ver e rever a aula, pausar, anotar etc. Afirmam que o plantão de dúvidas também auxilia bastante, pois podem tirar dúvidas pontuais que ficaram depois de assistir ao vídeo”.

A professora Maria Teresa, do curso de Pedagogia, afirma que a organização por parte dos alunos é muito importante, sugerindo que eles reservem o horário de aula, que seria dado presencialmente, para se dedicar aos estudos em casa. Aborda também que optou por disponibilizar vídeos no Youtube (também informados aos alunos pela plataforma oficial EVA) e realiza atividades no período de aula, pois na sua disciplina muitos conteúdos são demonstrados na prática. “Na primeira semana foi mais difícil, mas busquei alternativas, aprendi e os alunos até me elogiaram. Eu estou criando o que eles estão sugerindo”, contou a professora.

Além disso, como Diretora do Departamento de Pedagogia, Maria Teresa tem se atentado a ouvi-los sobre quais métodos estão funcionando melhor e como eles preferem ter a aula, para que possam adaptar o conteúdo proposto de acordo com a necessidade da turma. Esse diálogo permite a troca com um único objetivo: passar por esse momento da melhor forma possível, unidos.

Para a professora Maria Cecília, do Departamento de Ciências Biológicas, neste momento é preciso ter sensibilidade, inovação e criatividade na hora de produzir os conteúdos de forma atrativa. “Eu não considero que estejamos vivendo um ensino a distância, pois eu preparo e dou minhas aulas exatamente como eu faria se fosse dada presencialmente. Eu humanizo as aulas e os meus alunos estão dando um feedback positivo quanto a elas”, conta a professora que se maquia, usa perucas como ferramenta para inovar.

Já o professor Fernando Gentil, do Departamento de Ciências Jurídicas, muito popular nas redes sociais, explica que tem apresentado muitos conteúdos de apoio para os seus alunos, além das aulas, para que possam compreender o assunto na sua totalidade. “Trago atividades suplementares à matéria dada, como alguns questionamentos de concursos públicos e exames da OAB. (...) E, dependendo do assunto, ainda sugiro documentários para que vislumbrem a realidade”.

A UNITAU está, junto de seus professores, alunos e funcionários, enfrentando todas as dificuldades para que, juntos, possamos superar esta séria pandemia de maneira responsável, com o compromisso de fornecer uma educação de qualidade a todos.

Tudo isso fortalecerá a todos para a volta das atividades presenciais, administrativas e acadêmicas, transformando e trazendo oportunidades de melhoria para todos, pois a UNITAU tem um objetivo único: o ensino nos une, não importa a distância.

Revista Vivência Acadêmica

A segunda edição da revista digital Vivência Acadêmica na Graduação já está com inscrições abertas e tem uma nova temática: Aulas remotas on-line utilizando recursos tecnológicos. Os interessados em participar deverão enviar seus relatos de experiências e/ou práticas pedagógicas até o dia 27 de maio para o e-mail: vivencia2020@gmail.com. Confira a chamada para publicação aqui.

Imagem: print de tela da Profa. Maria Teresa em reunião com professores