Estudantes da UNITAU participam como voluntários de ações da Secretaria de Saúde de Taubaté

31/03/2020 17h37 ⋅ Atualizada em 31/03/2020 17h44

Saúde, Aluno, Medicina, Enfermagem

Alunos dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão participando de duas ações na cidade para cuidados com a população.

Call Center Covid-19

O novo coronavírus está causando um grande impacto no mundo desde dezembro do ano passado. A preocupação com o Vale do Paraíba chegou quando os primeiros casos foram confirmados como positivos em Taubaté e em cidades vizinhas. A Prefeitura da cidade organizou um call center para tirar dúvidas sobre a pandemia e informar melhor a população. O nome da ação é “Disque Corona”.

Diversos alunos do curso de Medicina da UNITAU estão participando desses atendimentos. A ação teve início no dia 23 de março e continuará até o final do enfrentamento do vírus. “Temos como objetivo responder a todas as dúvidas relativas a covid-19, orientar a população quanto às formas de prevenção e reforçar a importância do isolamento social. Entretanto, temos, como foco principal, acolher, tranquilizar e orientar os munícipes e também combater as fake news”, conta a Profa. Dra. Rosa Maria Gaudioso Celano, docente responsável pela ação e presidente do Comitê de Combate a Covid-19.

Para os estudantes, é uma oportunidade gratificante poder auxiliar nesse momento difícil. “Desde que pensei em me tornar médico, a minha vontade era ajudar as pessoas e, em tempo de muitas incertezas, poder realizar um trabalho como esse é algo incrível. Estou gostando muito dessa experiência”, comenta Lucas Silva, aluno do 5º semestre de Medicina da UNTAU.

“Para os estudantes de Medicina é uma oportunidade única de vivenciar o combate de uma epidemia, demonstrando um senso afinado de solidariedade, característica essencial para qualquer um que almeja se tornar um profissional de saúde”, completa a Profa. Dra. Rosa Celano.

O call center fica na sede da Prefeitura de Taubaté e os atendimentos acontecem todos os dias da semana, das 8h às 20h.

Para mais informações o telefone do “Disque Corona” é: 0800 12 000 12.

Vacina contra H1N1

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou, no dia 23 de março, a campanha de vacinação contra a influenza. Os alunos do 5º, 7º e 8º semestres do curso de Enfermagem estão participando como voluntários da ação. Eles atuam dando suporte aos profissionais de saúde, fazem a triagem, conferem documentos, orientam e organizam a população nos postos de atendimentos médico e odontológico (PAMO) da cidade.

“Poder ajudar esse pessoal que está no grupo de risco é ter a oportunidade de fazer a diferença. Seria cômodo ficar em casa, mas essa é a área que escolhi, cuidar do próximo me faz bem. Esse tipo de atitude molda a profissional que quero me tornar”, comenta a aluna Karina Tirelli Alves Ribeiro, do 7º semestre de Enfermagem da UNITAU.

"É um orgulho e uma satisfação muito grande poder ver a atitude desses alunos, em um momento tão delicado para o povo. Eles já terem esse pensamento de querer ajudar é muito bonito. Tenho certeza de que tudo isso fará muito bem para eles, em especial para a carreira como futuros profissionais da área da saúde”, completa a Profa. Ma. Maria Angela Petrini.

A vacinação continua com base na programação estabelecida pela Secretaria de Saúde do município. A primeira fase da campanha segue até o dia 15 de abril e prevê a vacinação de 32.323 idosos acima de 60 anos e 8.904 trabalhadores da saúde em Taubaté.

ACOM/ UNITAU