Vai estagiar? Tire todas as suas dúvidas!

13/03/2020 10h36 ⋅ Atualizada em 13/03/2020 10h38

Dúvidas, Aluno, Estágio

O estágio é um importante momento na formação universitária, que permite aos alunos colocarem em prática tudo aquilo que aprendem na teoria em sala de aula podendo ser a primeira porta de entrada no mercado de trabalho.

Ele se divide em duas modalidades: o obrigatório e o não obrigatório. A partir do momento em que o estudante consegue um estágio, existem alguns passos que devem ser seguidos para a sua formalização.

Em primeiro lugar, o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) deve ser preenchido, podendo ser da UNITAU ou da empresa.

O modelo da Universidade pode ser encontrado aqui e, caso a empresa prefira utilizar o próprio termo, o aluno deverá comparar as informações dos dois documentos, apresentando as informações faltantes em anexo ao Termo de Compromisso da empresa. Não se esqueça que o TCE deverá ser preenchido com a data exata de início do seu estágio.

É importante lembrar que o estágio não poderá ultrapassar, na mesma organização, o limite de dois anos de duração e sua carga horária deverá ser de até 6 horas diárias, ou seja, 30 horas semanais.

Em ambos os casos, o aluno deverá estar matriculado, freqüentando as aulas, desenvolver atividades na sua área de formação e estar assegurado contra acidentes pessoais.

Quanto ao estágio não obrigatório, a empresa fornecerá seguro, bolsa estágio e auxílio transporte. Já no estágio obrigatório, o aluno deverá identificar se o seu curso tem seguro diretamente na secretaria do seu Departamento.

Com o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) devidamente preenchido, é necessário verificação e assinatura dos documentos pela organização, pelo coordenador do estágio e, depois, levá-lo até a Central de Estágios para conferência e assinatura. O documento será assinado em até três dias úteis, sendo entregues três vias: uma que ficará arquivada na Central de Estágios, uma da empresa e outra do aluno.

Feito tudo isto, a jornada do aluno se iniciará dentro da organização e, se durante este período de estágio houver alguma alteração no contrato, como, por exemplo, mudança de supervisor, de bolsa, de seguro, entre outras, o Termo Aditivo de TCE deverá ser novamente preenchido e apresentado na Central de Estágios, como descrito acima.

Caso o aluno saia do estágio antes do término do contrato, o Termo de rescisão de TCE deverá ser preenchido. Este documento é de extrema importância, pois, caso não seja apresentado, o estágio constará em aberto, dificultando a entrada em um novo.

Em casos de dúvida ou dificuldade em relação a esses processos, converse com o coordenador ou o professor orientador de estágio do seu departamento. Eles são a ponte confiável entre você e a Central de Estágios UNITAU.

Fernanda de Morais