Pós-graduação da UNITAU visita escolas públicas e municipais

06/02/2020 11h50 ⋅ Atualizada em 10/02/2020 16h25

Pós-graduação

Planeta Taubaté é um projeto idealizado pela Pós-graduação da UNITAU e visa conscientizar educadores de escolas públicas e municipais sobre aquecimento regional

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu o Planeta Taubaté, um projeto a partir do qual realizam-se eventos com o objetivo de capacitar os professores da rede pública e municipal sobre as questões ambientais.

Na segunda-feira (3), aconteceu mais uma edição do evento na escola E. M. E. F. M. Professor José Ezequiel de Souza, que contou com a apresentação de um vídeo sobre mudanças climáticas, uma palestra abordando “A mudança climática em escala global e regional” e oficinas com os temas Água, Biodiversidade e Resíduos sólidos.

“Na palestra, foram abordadas as ações que a Secretária de Meio Ambiente de Taubaté está fazendo para atenuar os efeitos climáticos locais. Muitas dessas ações estão baseadas em estudos realizados pelos professores do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté”, explica o Prof. Dr. Paulo Fortes Neto, do Departamento de Ciências Agrárias.

O intuito do Planeta Taubaté é informar os professores que o aquecimento do planeta tem origem na relação Homem e Natureza, apresentando os efeitos locais que já são presenciados no município e na região.

“A importância é que os professores são agentes multiplicadores de conhecimento e, com isso, eles terão mais informações para trabalhar em sala de aula com os alunos e formar cidadãos mais conscientes das questões que eles terão de enfrentar no futuro”, ressalta o Prof. Dr. Paulo Fortes Neto sobre a importância do projeto para a sociedade.

Vanessa Soares
ACOM/ UNITAU