Alunos e professores da UNITAU promovem mais uma edição do Hospital do Ursinho

16/12/2019 17h19 ⋅ Atualizada em 19/12/2019 15h05

Saúde, Psicologia, Pedagogia, Medicina, Direito, Enfermagem, Destaque, Integração, Aluno

Alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia e Direito da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram de mais uma edição do Hospital do Ursinho, na Escola de Ensino Infantil Dolores Barreto Coelho, em Taubaté.

A atividade

No projeto coordenado pela Prof. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zöllner, as crianças da escola visitada escolhem um ursinho de pelúcia para levar ao “consultório” dos estudantes de Medicina e Enfermagem que atendem o paciente de pelúcia acompanhado das crianças. Os problemas dos ursinhos eram variados e iam desde uma perna quebrada até problemas nos pulmões.

“A criança se desenvolve melhor na área da saúde tendo contato desde pequena, além disso, também temos o objetivo de ajudar os pequenos a perder o medo de médico,” afirma Carol Giovana de Paula, aluna do 4° semestre de Enfermagem.

Por outro lado, os universitários que participam do projeto também ganham com isso. “As atividades com a comunidade, especialmente o Hospital do Ursinho, trazem um momento de felicidade para a gente, ajuda a ter um contato maior com a prática da Medicina desde cedo e isso é muito importante para o exercício da profissão, conta Mariana Vaz Ferreira Pinto, do segundo semestre de Medicina.

Encerramento

A ação na Escola de Ensino Infantil da Vila Aparecida marcou também o fim das atividades de 2019 da CIA da Alegria, grupo de alunos de Medicina que organiza o Hospital do Ursinho. Para um encerramento especial, a atividade também contou com a presença do Papai Noel e os alunos da creche ganharam presentes ao fim da atividade.

“É uma experiência muito gratificante, a gente tem a oportunidade de colocar um sorriso no rosto das crianças e sentir esse calor do momento. Além disso, a ação ajuda a gente a ter esse contato mais humanizado com os futuros pacientes,” comenta Felipe de Abreu Alves, aluno do segundo semestre de Medicina que também foi o Papai Noel durante a atividade.

O Hospital do Ursinho da UNITAU é inspirado na iniciativa internacional Teddy Bear Hospital, criada em 2009 pela Universidade de Melbourne, na Austrália. A ação visa aproximar os estudantes, principalmente da área da saúde, da comunidade e também ajuda as crianças a desenvolverem conhecimentos sobre a saúde e perder o medo de hospitais.

Vinicius Assis