Eventos comemoram os 45 anos da Universidade de Taubaté

03/12/2019

Gestão, Eventos, 45 anos UNITAU, Homenagem, Aluno

No dia 6 de dezembro, a Universidade de Taubaté (UNITAU) completa 45 anos. Para comemorar a data, a Instituição lança uma série ações que reforçam a contribuição da Universidade para a cidade.

Mostra UNITAU e Taubaté juntas pela Educação

No dia 4 de dezembro, tem início a Mostra UNITAU e Taubaté juntas pela Educação. A exposição itinerante terá início no Via Vale Garden Shopping e apresentará os projetos realizados por meio de convênio entre a Universidade e a Prefeitura de Taubaté.     

Em 2019, mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino participaram das atividades. Os projetos envolvem mais de 200 bolsistas da UNITAU, além de professores da Instituição.

Para abrir a Mostra, será realizada uma Cantata de Natal, com alunos das escolas municipais de tempo integral de Taubaté, na Praça de Eventos do Via Vale Garden Shopping, às 19h.

A UNITAU fica melhor quando você participa

Três artistas irão participar de mais uma etapa do projeto A UNITAU fica melhor quando você participa, que tem como objetivo abrir a Universidade para intervenções artísticas tanto da comunidade em geral quanto a acadêmica, para transformar os espaços de convivência.

“É muito importante essa iniciativa da Universidade de trazer arte para dentro da Instituição e tornar os ambientes mais acolhedores”, comenta Caio Marcelino, um dos artistas convidados que é formado em Arquitetura e Urbanismo pela UNITAU.

Além de Caio, participam também desta etapa a artista plástica Mariana Ardito e o artista urbano Reginaldo Almeida, mais conhecido como BK. Completa o time o diretor de criação da UNITAU, Rodrigo Abreu.

A equipe fará as intervenções no Campus da JUTA e no Departamento de Agronomia. Os locais foram escolhidos a partir de um projeto desenvolvido pelas alunas Gabriella Rodrigues e Luiza Barreto, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que tem a supervisão do Prof. Me. Vinicius Barros Barbosa.

“É gratificante fazer parte deste projeto. Pois somos alunas e conseguimos fazer algo pelos outros alunos. Tem uma questão de pertencimento que é muito interessante”, comenta Gabriella.

Panorama UNITAU

Para valorizar e registrar a história dos prédios que abrigam os cursos da UNITAU, é lançado o projeto Panorama UNITAU, um presente da Universidade para a cidade.

O primeiro local escolhido foi o prédio do Departamento de Ciências Sociais, Letras e Pedagogia, construído em 1895, que é uma referência no cenário educacional brasileiro, sendo a primeira manifestação de Ensino Superior na região.

No local, será afixada uma placa com um QR Code que levará a um site que contará a história do prédio organizada pelo Prof. Me. Armindo Boll, docente do curso de História da UNITAU.

ACOM/UNITAU

Foto: Pâmela Daziella/ACOM