Projeto de Extensão promove higiene pessoal nas escolas

21/11/2019 11h28 ⋅ Atualizada em 19/12/2019 15h36

Saúde, Comunidade, Integração, Extensão

A equipe do projeto de extensão Saber cuidar e promover saúde, da Universidade de Taubaté (UNITAU), realizou na última sexta-feira, 08, uma atividade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lafayette Rodrigues Pereira, em Taubaté.

Educação e higiene

O projeto tem o objetivo de educar crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado pessoal e também informar sobre doenças que podem ser desenvolvidas, caso a boa higiene não seja realizada.  A Profa. Dra. Teresa Célia de Mattos Moraes dos Santos, do curso de Enfermagem, coordena o projeto junto com a Profa. Dra. Vânia Maria de Araújo Giaretta.

“As crianças aprendem e se tornam multiplicadoras. Elas levam essas informações para os familiares que, muitas vezes, não têm essa base. O projeto se torna uma integração entre os alunos da escola e da Universidade”, explica a Profa. Vânia Giaretta.

Equipe multidisciplinar

Atuam nesse projeto também alunas dos cursos de Ciências Biológicas e de Enfermagem. Para ensinar as crianças sobre a importância do hábito de tomar banho, as estudantes prepararam uma apresentação com os alunos do período integral na aula de teatro, juntamente com o Prof. Jayme Rosa de Almeida, responsável por essa disciplina. A peça de teatro foi representada pelos alunos do período integral da escola Lafayette.

“Foi bem legal participar e ter o apoio dos professores. Acredito que essa experiência contribuiu para a minha formação na questão de saber lidar com as crianças”, ressalta Camila dos Santos Afonso, aluna do 2º semestre do curso de Ciências Biológicas.

Para o Prof. Jayme, essa didática é essencial para o aprendizado dos alunos. “Trabalhar a promoção da saúde é de extrema importância para a escola e para a comunidade. Utilizar o teatro para aplicar esse conhecimento torna a aprendizagem mais dinâmica e divertida”, conta.

Nathália Sobral

Foto: Maria Clara Marques/ACOM