Odontologia: Liga de Diagnóstico realiza atendimento em Cruzeiro

19/11/2019 13h40 ⋅ Atualizada em 19/12/2019 15h39

Vestibular, Extensão, Integração, Odontologia

A Liga de Diagnóstico do curso de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou, no sábado, 26, um mutirão de atendimentos para a prevenção do câncer bucal, em Cruzeiro.

Alunos e professores fizeram exames na população e deram dicas de higienização bucal para os dentes e próteses. Os casos mais graves são encaminhados para a Clínica da UNITAU. “Cuidar e poder fazer algo pelo outro é muito gratificante e, quando você faz de forma voluntária então, não dá para medir a emoção”, conta a aluna do 6º período, Larissa Sandy da Silva Leite.

“Todos são unânimes em afirmar que vale muito a pena participar das campanhas, pois podem vivenciar casos que não aparecem no ambulatório”, conta a Prof. Dra. Ana Paula Guidi Damasceno, diretora do Departamento de Odontologia.

Prevenção para melhoria da qualidade de vida

O avanço do câncer é preocupante e, em 2018, 18 milhões de novos casos foram registrados no mundo, sendo 9,6 milhões de casos de morte, de acordo com o Instituto Oncoguia.

A Liga de Diagnóstico da UNITAU foi criada há quatro anos, a partir da iniciativa dos próprios alunos que estavam cursando a disciplina de Diagnóstico Bucal.

As ações feitas pelo grupo acontecem por meio de parcerias com prefeituras e entidades. As equipes viajam com um professor orientador até as comunidades e passam o dia fazendo exames clínicos na população. “As atividades extensionistas são muito importantes dentro de qualquer curso universitário. É durante essas atividades que o acadêmico vivencia sua atividade dentro da sociedade, junto com a comunidade”, finaliza a Prof. Dra. Ana Paula Guidi Damasceno.

Raíssa Santos
ACOM/ UNITAU