Equipe AeroTau sobe 10 posições em ranking de competição

13/11/2019 10h53 ⋅ Atualizada em 19/12/2019 15h47

Tecnologia, Integração, Engenharia

 

A equipe Aerotau da Universidade de Taubaté (UNITAU) participou de mais uma edição da competição SAE Brasil AeroDesign e conquistou o 23º lugar no ranking do torneio, subindo 10 posições em relação à última participação.  Mais de 50 equipes competiram no evento.

Desempenho da equipe

A competição começa com a apresentação do projeto para especialistas de diversas áreas. Nessa primeira etapa, a equipe AeroTau passou sem dificuldades e sem sofrer nenhuma penalidade.

Entre os dias 25 ao 27, foi a hora de colocar a aeronave para voar. São realizados testes que são avaliados por diferentes aspectos. Nesta fase, a aeronave da UNITAU conseguiu realizar um voo transportando uma carga significativa, requisito para que a equipe passasse de fase.

“Após a primeira bateria malsucedida devido à falha do motor, estávamos tensos para a segunda. Na hora do voo, o calor era mais intenso dificultando a decolagem do avião, mas para a felicidade da equipe a aeronave decolou muito bem. Assim, aquele grande frio na barriga passou, ao ver a aeronave chegar para o pouso”, comenta o capitão da equipe AeroTau, Márcio Augusto, aluno do último semestre de Engenharia Aeronáutica.

O professor Pedro Marcelo, coordenador do Projeto Aerodesign e orientador da equipe AeroTau, ficou muito feliz com a evolução e qualidade do projeto além do resultado alcançado, superando equipes tradicionais na competição. “É muito prazeroso poder proporcionar esta oportunidade a esses alunos que vêm trabalhando de forma incansável desde o começo do ano e perceber a evolução, tanto profissional como pessoal da equipe”, afirma o professor Pedro. Em sua primeira participação, em 2017, a equipe da UNITAU ficou em 42º lugar. Em 2018, a classificação foi na posição 33ª posição e em 2019, a equipe alcançou o 23º lugar.

Sobre a competição

O programa SAE BRASIL AeroDesign acontece em São José dos Campos, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CTA) e é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos da Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.    Na competição, aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

José Arnaut
ACOM/UNITAU

Foto: acervo pessoal